Depois de quase 7 meses de viagem e mais de 470 milhões de quilômetros, a Perseverance deve pousar em Marte nesta tarde de quinta-feira (18/02/20). A missão iniciou ainda em Julho de 2020. Além do rover (veículo de exploração espacial) Perseverance também segue o pequeno helicóptero Ingenuity, que juntos, irão buscar sinais de vida em um passado remoto e coletar amostras do solo. Na verdade, irão determinar se Marte já teve condições de abrigar vida no passado.

O seu pouso está previsto para esta quinta-feira por volta das 17:55 e será transmitido ao vivo pela NASA no seu site em: https://mars.nasa.gov/mars2020/timeline/landing/watch-online/. Só para constar, esse será o quinto robô exploratório enviado para Marte pela agência Americana. Além de ser a terceira missão a chegar em Marte somente neste mês de Fevereiro. Só neste mês, as missões “Hope” dos Estados Árabes Unidos e a Tianwen-1 da China também foram para o mesmo destino.

O fato das três missões chegarem praticamente ao mesmo tempo no nosso vizinho planeta vermelho, não é mera coincidência. E sim, é que todas aproveitaram uma “janela” temporal na qual a distância entre Terra e Marte é menor. Algo que acontece  uma vez a cada 26 meses. Além de menos tempo de viagem, exige também menos combustível e consequentemente, menos custo para a missão.

Chegar é fácil. Desce é o desafio

Chegar até o nosso vizinho até é relativamente fácil. Mas aterrissar, esse é o maior desafio. Mais da metade das missões anteriores falharam exatamente neste momento. Nos famigerados “sete minutos do terror”.

Mas o que são esses minutos assustadores? De forma resumida, é o tempo em que a Perseverance sairá de uma velocidade de quase 20.000 km/h (isso mesmo, vinte mil) no topo de atmosfera de Marte, para somente 2 a 3 km/h no momento em que tocar o solo de uma área conhecida como Cratera de Jezero. O local foi escolhido pelo fato dos cientistas acreditaram que no passado ali era um lago e o delta de um rio. E assim, haveria grandes chances de haver preservados sinais de vidas que existiram a milhões ou bilhões de anos atrás.

Na animação a seguir é possível ver estes “sete minutos” de forma simplificada: https://youtu.be/rzmd7RouGrM

Principais Objetivos da Perseverance

Entre os objetivos da missão, está o de compreender melhor a geologia de Marte e procurar por indícios de vida no passado. Para isso, o Rover Perseverance, com cerca de 3 metros de comprimento, 2,7 de largura e 2,2 de altura, irá recolher e armazenar amostras de solo e rochas que serão enviadas para a terra no futuro.

A sonda deverá permanecer pelo menos um ano e meio no planeta, que além de coletar as amostras, também irá fazer outras pesquisas com instrumentos inovadores tais como:

  • Uma câmera panorâmica com alta capacidade de zoom. Que além de ajudar a determinar a mineralogia do planeta, também irá ajudar nas operações do veículo Rover;
  • Uma super câmera capaz de fornecer imagens, também irá enviar análises de composições químicas à distância;
  • Também é equipado com espectrômetro capaz de mapear a mineralogia e compostos orgânicos.
  • E ainda, além de muitos outros experimentos, tem um que merece toda a atenção. Tentará produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono atmosférico.
  • Sem contar é claro, com os instrumentos básicos para medição de temperatura, velocidade e direção dos ventos, pressão, umidade, poeira, dentre outros.

Mas isso tudo não começa imediatamente logo após o pouso. Poderá ser necessário mais de um mês para os cientistas inspecionar todo rover e ainda carregar o software necessário para a busca de indício de vida em Marte.

 

Porque isso é importante?

Você leitor pode estar se perguntando, “mas por que isso deve me interessar”?  Pois além das tecnologias desenvolvidas para essas missões que inevitavelmente acabem chegando até nos num futuro próximo, há também outros interesses envolvidos.

Hoje além de ser mais do que apenas dois países a dominarem as tecnologias para as viagens espaciais, há também a iniciativa privada que passou a tê-la recentemente graças a seus numerosos investimentos. E esta, inclusive, já planeja viagens tripuladas no início da próxima década. E mais, em breve, inclusive a colonização da Lua e de Marte.  Recentemente escrevi sobre esse tema, confira em: ( Crew Dragon – rumo a colonização espacial – https://notisul.com.br/colunistas/tecnologia-e-educacao-fernando-darci-pitt/crew-dragon-rumo-a-colonizacao-espacial/)

Quem sabe, eu, você, ou nossos filhos e netos, serão um desses novos exploradores espaciais.

 

Visite NASA.COM

Conheça mais detalhes sobre esta e outras missões diretamente nos sites da nasa em:

 

NASA Live

https://www.nasa.gov/nasalive

Missão Perseverance – 2020

https://mars.nasa.gov/mars2020/

Transimissão ao vivo do pouso

https://mars.nasa.gov/mars2020/timeline/landing/watch-online/

Canal no Youtube da NASA Jet Propulsion Laboratory

https://www.youtube.com/channel/UCryGec9PdUCLjpJW2mgCuLw