Para quem acompanha nossas publicações desde o início, sabe que defendo a Educação Profissional como um dos caminhos tanto para o ingresso, quanto para a permanência no mercado de trabalho. Já não é mais novidade que automação e robotização avançam a passos largos, e a cada dia que passa novos processos têm seres humanos substituídos por máquinas, ou algoritmos.

Segundo algumas estimativas e relatórios internacionais, se prevê que até 2022 poderão ser ceifados mais de 75 milhões de postos de trabalho, na sua maioria, relacionados a processos operacionais e operações repetitivas. Mas ao mesmo tempo, também calcula-se a criação de novas vagas em áreas completamente distintas. A maioria delas voltadas para áreas tecnológicas, para indústria criativa, entre outros.

>> Profissões Pós Pandemia <<
https://notisul.com.br/colunistas/tecnologia-e-educacao-fernando-darci-pitt/profissoes-pos-pandemia/

Infelizmente há um certo distanciamento em relação ao que o novo mercado de trabalho tem exigido, e o que academia tem formado.  Neste sentido, no último dia 24 de novembro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro defendeu que o MEC deve “simplificar e desburocratizar” a educação profissional.

O ministro reconheceu ainda, que houve um grande avanço nas últimas décadas no que tange ao aumento da escolaridade média. Mas que é preciso avançar ainda mais com a integração da formação com o mundo do trabalho.
Educação Profissional em 2021

Considerando todas as mudanças que o mundo do trabalho vem passando nos últimos anos, e mais especificamente as mudanças provocadas agora em 2020 por conta da pandemia, se faz ainda mais necessário discutir a formação profissional.

Mais uma vez ressalto que não devemos abandonar ou substituir a formação universitária, mas sim, que esta deve ser precedida por uma formação técnica. Uma formação que além de dar subsídios sólidos para uma graduação na mesma área, também proporcione a oportunidade de emprego ainda durante o curso.

Assim, aproveite este momento em que as Escolas de Educação Profissional aqui de Tubarão e também de todo o Brasil estão com suas matrículas abertas, e conheça todas as opções. Mesmo em tempos de pandemia em que há restrições de aglomeração, os Cursos Técnicos EaD são uma excelente oportunidade.

Pesquise! Compare! Aja!

Veja mais em:
https://notisul.com.br/geral/ministro-defende-educacao-profissional-voltada-ao-setor-produtivo/