O MEC está veiculado uma campanha na TV sobre o aplicativo GraphoGame. Um excelente ferramenta para apoiar na alfabetização das nossas crianças. Em Fevereiro eu fiz um vídeo ensinando a utilizá-lo, caso não tenha assistido ainda, clique aqui para assistir. Mas afinal, o que tem este aplicativo do MEC para merecer nossa atenção?

O Graphogame é um APP que auxilia na alfabetização das crianças enquanto elas jogam. Isso mesmo, aprender a ler jogando. Consegue desta forma engajar e prender a atenção da criança muitas vezes até mais do que os próprios Pais e Professores. Toda criança gosta de jogos, e as crianças da geração atual, gostam ainda mais se estes jogos forem eletrônicos. Então, aqui no GraphoGame está uma combinação perfeita. Jogos com aprendizado.

O aplicativo foi lançado em 2020 pelo Ministério da Educação, no âmbito da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e do Programa Tempo de Aprender. Ele é destinado para estudantes tanto da pré-escola quanto a dos anos iniciais do ensino fundamental. E ainda, como apoio aos professores em atividades de ensino remoto, e as famílias, para que possam acompanhar o processo de alfabetização dos seus filhos.

Foi desenvolvido por cientistas da empresa finlandesa GraphoLearn, que já desenvolve o jogos da família do Graphogame para países europeus, e por pesquisadores finlandeses da Universidade de Jyväskylä e do Instituto Niilo Mäki. Surgiu com o propósito de ajudar crianças com dificuldade de leitura, mas logo fez sucesso e foi adaptado para apoiar também o aprendizado das crianças finlandesas, e agora, de vários países ao redor do planeta.

Por mais que o jogo tenha sido desenvolvido para países do continente Europeu, foi totalmente adaptado para o Português do Brasil. E embora seja um jogo individual,  ele se mostra mais eficaz com o envolvimento dos Pais e/ou Professores. A dinâmica do jogo Graphogame é ensinar as relações entre letras e sons. Em cada fase do jogo, novas letras são apresentadas e a crianças passa a interagir com elas.

Como um jogo, é necessário tocar na letra correspondente toda vez que ouvir o som dela, e assim, cada acerto é contabilizado para poder passar de fase. Na primeira etapa do jogo, tão logo ele é baixado, dá ainda para configurar o “avatar” do jogador. Se é menino ou menina, escolher a cor da pele, cabelos e roupa.

Graphogame nas lojas de aplicativos

Graças a parceria entre MEC e empresa desenvolvedora, o acesso ao jogo está disponível no Brasil totalmente gratuito, off-line e sem anúncios. O Graphogame está disponível nas lojas oficiais para telefones Android, iOS e também para ser utilizado no computador com sistema operacional Windows.

O acesso ao aplicativo pode ser feito por meio de link. Clique aqui para iOS (iPhone), para a versão android clique aqui, e para acessar a versão para windows, clique aqui.

Quer saber como o jogo funciona? Então assista o vídeo e deixe seu comentário diretamente lá no Youtube. Não perca tempo e compartilhe este vídeo com conhecidos e amigos com criança em idade de alfabetização.

* OBS.: Baixe os aplicativos somente e direto das lojas oficiais, nunca a partir de fontes desconhecidas.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul