#Pracegover Na foto, ilustração do Google Earth
Foto: Reprodução Google Earth

No ano que a plataforma Google Earth completa 16 anos, ganha uma nova e grande atualização. É que neste último dia 15 de Abril foi liberada tanto para ser acessada por computador, quanto por telefones Androids, a função “timelapse“. Com ela, é possível acompanhar as mudanças do planeja nos últimos 37 anos.

Com mais de 24 milhões de fotos de satélite desde 1984 até 2020 conseguidas em colaboração com a NASA, Agência Espacial Europeia,  Comissão Europeia e o United States Geological Survey. Duas milhões de horas de processamento para encaixar mais de 20 petabytes de dados em um único mosaico de 4,4 terapixels. O timelapse do Google Earth passa a ser o maior vídeo do planeta terra. Pois equivale a 530 mil vídeos em resolução 4K.

Geleiras que desapareceram. Expansão de bairros e cidades. Desmatamentos. São apenas algumas das muitas descobertas que podem ser feitas utilizando a ferramenta.  Uma ferramenta perfeita para suas aulas de geografia, história, economia, estudos ambientais. Ou só para passatempo mesmo.

 

Google Earth – Como usar o timelapse
Pelo navegador no computador, abra o link https://earth.google.com/web/ e acesso o ícone “Viajante” no lado esquerdo da tela.

E na sequência, navegue pelas setas até a tela “Timelapse”.

A ferramenta já irá abrir na sequência uma aba com algumas sugestões de Tours predefinidos. Mas, também é possível escolher uma região específica utilizando a barra de pesquisa no menu lateral.

Agora é pesquisar e utilizar a ferramenta, tanto em sala de aula com seus alunos quanto em casa. Boas pesquisas.

Google Earth – Tutorial

Preparei um breve tutorial de como utilizar a ferramenta. Está lá no Youtube em: https://youtu.be/YOYttD31Fpw

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul