O Engajamento dos estudantes sempre foi e continuará sendo um dos maiores desafios de todos os docentes. Se isto já é difícil no presencial, então imagine no ensino digital.  Como escrevemos no último texto desta coluna, o ensino híbrido não será mais uma tendência futura, mas sim uma realidade presente. Assim, como prometido, trago aqui algumas dicas para ajudar a aumentar este engajamento nas aulas remota.

 

Crie perguntas para aumentar o engajamento

Antes de mais nada é importante frisar que o ensino híbrido e aulas remotas vão muito além da simples digitalização das aulas presenciais. Devem ser preparadas de  tal forma que mesmo sem a presença do professor o estudante possa concluí-las com êxito. Observem que não estamos falando de “facilitar” a vida do aluno, mas sim, desafiá-los com atividades exequíveis.

Uma forma de fazê-lo é desafiando os estudantes com perguntas.  Mas não perguntas simples que eles podem  “googlar” e encontrar a resposta. Estas não podem estar a distância de um simples “ctrl-C” “ctrl-V”.  Analogamente deve se levar em consideração que em algumas redes / escolas, nem todos os alunos terão acesso à internet de alta velocidade e com pacote de dados ilimitados.

Assim, procure instigá-los com desafios que podem ser solucionados de forma individual, conversando com a família e até mesmo “buscando em livros”. Se sua escola dispõem, então utilize o AVA, caso contrário, os mensageiros instantâneos fazem muito bem este papel. No Brasil praticamente todos os Smartphones possuem o Whatsapp instalado, e na maioria das famílias há pelo menos um telefone.

Além dos mensageiros, também é possível separá-los em grupos e organizar competições em que eles se desafiam. Assim, os próprios estudantes podem elaborar as perguntas segundo critérios claros e encaminhá-las inclusive utilizando as redes sociais.

Igualmente há ainda muitas outras formas de engajamento que iremos apresentar aqui em outros textos. Então eu “te desafio” a deixar seu comentário ou ainda enviar suas dúvidas, sugestões ou comentários para fernando@fernandopitt.com.br.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul