Young collage student using computer and mobile device studying online. Education and online learning.

Conforme escrevi nas últimas duas edições desta coluna, os Cursos EaD ou híbridos são as novas tendências a partir do mundo pós pandemia. Se você não leu ainda, segue recomendação: Como serão as aulas a partir de agora? e Termos do EaD – Educação à Distância.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas se realmente os Cursos EaD são as melhores opções para eles. Então, segue uma advertência: certamente será cada vez mais difícil encontrar opções de cursos totalmente presenciais. Seja agora durante a pandemia, ou quanto tudo isso passar. Pois, a tendência é incorporar uma carga horária mínima de aulas onlines ou mediatas por tecnologias neles, inclusive em cursos altamente tecnicistas e que envolvam aulas práticas. Ou seja, serão as únicas opções existentes para a maioria das formações.

 

Quais são as vantagens de fazer Cursos EaD:

Dentre as principais vantagens de estudar à distância, podemos enumerar vários, dos quais destacam-se:
• Flexibilidade de estudar onde e quando puder;
• Você pode ditar o ritmo de estudo;
• Superar limitações de distância geográfica;
• Flexibilidade de horários de estudo;
• O diploma ou certificado tem o mesmo valor que um curso presencial;
• Geralmente as mensalidades são mais acessíveis do que os cursos presenciais;
• Garantia de aprendizado;
• Facilidade de acesso a materiais do curso, tanto quanto materiais complementares;
• Cursos que tendem a se manter atualizados;

Ou seja, os cursos à distância democratizam o acesso à educação para todos. São mais acessíveis e sobretudo mais flexíveis. Porém, há de se registrar que há também a necessidade de possuírem uma infraestrutura mínima.

 

O que você precisa saber

Embora acessíveis e flexíveis, os cursos EaD também exigem um mínimo de condições para serem feitos com aproveitamento. Em primeiro lugar, há a necessidade de acesso à internet, seja para fazer as aulas síncronas ou assíncronas, baixar materiais e entregar exercícios. Em alguns casos, principalmente em cursos assíncronos e autoinstrucionais, pode ser possível baixar todo material quando conectado a uma rede wi-fi e então consumí-los posteriormente offline.

Além disso, também é importante observar em qual tipo de dispositivo é possível fazer as aulas. Pois muitos podem ser acessados a partir de um celular, enquanto que outros, necessariamente precisam de um computador / notebook para poder rodar recursos mais específicos.

Similarmente ao acesso à internet e disponibilidade de equipamento, também precisa ser considerando o local em que será assistida as aulas e praticados os exercícios. Por mais que os cursos EaD permitem serem feitos com boa flexibilidade, será necessário uma rotina mínima de estudo, e isso envolve entre outras coisas, um espaço para estudo que seja calmo, bem iluminado e ofereça uma boa ergonomia. A propósito, durante este período de pandemia ficou mais do que evidente que todas as residências terão que ser repensadas para oferecer um ambiente com estas condições, pois tanto o homeoffice quanto a estudo a partir de casa será mais frequente.

Ainda, é importante que você tenha clareza se o seu curso será síncrono (professor e aluno no mesmo espaço digital ao mesmo tempo) ou assíncrono (aulas gravadas). Analogamente, também você precisa estar ciente se o curso será tutorado (professor / tutor disponível) ou autoinstrucional (você fará o curso sozinho em acompanhamento).

Ah, mas não se engane, por mais que possa parecer fácil e acessível, os cursos EaD também exigem dedicação e principalmente engajamento. Comprovadamente muitos cursos à distância têm formado profissionais tão qualificados quanto os cursos presenciais, mas isso é uma consequência direta do empenho de cada aluno.

Aproveite este período para se pesquisar e quem sabe se matricular para um Curso Técnico EaD ou de qualificação profissional. Aqui na Cidade Azul são muitas as opções disponíveis. Confira.