Com o retorno às aulas presenciais em 2021 com as exigências de manter o distanciamento social entre alunos, professores e equipe técnica das escolas, certamente muitas terão que adotar o sistema de rodízio entre alunos. E para aqueles que não tiverem presencialmente no dia, disponibilizar conteúdos e aulas.

Isso será inevitável. Agora, aulas síncronas ou assíncronas? Qual o melhor método? De pronto posso afirmar que não existe melhor nem pior, e sim, a mais adequada para o seu aluno.

É necessário avaliar se ele dispõe de acesso ilimitado à internet, se possui computador ou smartphone, e também o grau de autonomia e responsabilidade do mesmo. Cada tipo de aula tem suas vantagens e desvantagens, e se bem planejadas, juntas formam uma combinação perfeita.
Aulas Síncronas / Assíncronas

Antes de mais nada é importante entender a definição delas. Aulas síncronas são aquelas em que o professor e os alunos estão no mesmo “espaço-tempo”. Este espaço pode ser tanto virtual quando presencial. Já nas aulas assíncronas, os envolvidos estarão transmitindo e assistindo em diferentes momentos. Quanto a comunicação entre eles, geralmente se dá de forma “off-line”.

Porém neste contexto, é importante ressaltar que os docentes serão exigidos ainda mais em 2021. Assim como os próprios alunos e familiares. Pois as aulas acontecerão não mais apenas no formato remoto, mas sim, aulas presenciais, remotas e híbridas. Assim, nesta coluna que antecede as festas de Natal e final de ano, quero deixar algumas dicas para Pais e Professores.

1. Na medida do possível, neste Natal tente priorizar a aquisição de um computador / notebook. Com o celular é possível fazer quase tudo, mas o aproveitamento das aulas torna-se limitado.

2. Se ainda não possui uma internet de alta velocidade em casa, dentro das possiblidades familiares, também tente fazer a assinatura de um plano de internet ilimitado.

3. E ainda, aproveite o “descanso” de Janeiro para se dedicar e aprender algumas ferramentas novas para transmissão online e também gravação de aulas.

Presentear os outros é sempre muito bom, mas é importante também lembrar de se presentear a si próprio. Ainda mais quando isso impacta diretamente no seu desenvolvimento pessoal e familiar.

Para quem quiser saber um pouco mais da diferença entre aulas síncronas e assíncronas, também gravei um vídeo que está disponível no seguinte endereço: https://youtu.be/3EIkMneqF-Q

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul