APPs G Suite para estudo off-line

Há algumas semanas tenho escrito sobre Ensino Híbrido nesta coluna. Assunto este de extrema relevância no momento em que as redes sinalizam o início do retorno das aulas presenciais. Além disso, é inegável que professores e escolas de todo Brasil, além das famílias terão que se adaptar a este novo modelo. Por mais que gostem ou não, essa será a nova realidade. Pelo menos para os próximos meses.

Por mais que não seja indispensável, ter acesso ilimitado à internet é sem dúvida um grande aliado neste processo. Entretanto,  em determinadas regiões do Brasil e até mesmo em centro urbanos, nem todos os alunos tem acesso à rede mundial. Seja por condições financeiras ou mesmo por falta de disponibilidade de sinal.

Assim sendo, em resposta à manifestação de alguns leitores, vamos apresentar algumas alternativas para estes “náufragos digitais”.

 

APPs off-line

Ao passo que  a maioria das famílias possuem pelo menos um Smartphone, a alternativa está nos APPs offline. Ou seja, aplicativos que permitem baixar materiais e exercícios quando conectados a uma rede, e depois trabalhar neles mesmo desconectados. Dentre esses,  com toda a certeza indicamos os APPs G Suite for Education.

O grande diferencial dos APPs G Suite for Education está no fato de serem completos. Oferecerem opções de armazenamento, de editor de texto, planilha e até mesmo apresentações.  E além disso, é possível ainda trabalhar com arquivos offline. Ou seja, arquivos que foram baixados no dispositivo.

 

Breve Tutorial

Com o propósito de auxiliar tanto professores quanto os Pais, vou descrever a seguir um breve tutoria de como fazê-lo. Por mais que haja alternativas também para arquivos offline no computador, vou descrever somente o procedimento para Smartphone. Visto que, este dispositivo tornou-se o grande aliado no processo de ensino aprendizagem.

Antes de mais nada, é necessário ter instalado em seu telefone alguns dos seguintes aplicativos, de acordo com o trabalho a ser desenvolvido:
• Google
◦ Drive  (links: Android / iOS ).
◦ Documentos (links: Android / iOS ).
◦ Apresentações (links: Android / iOS ).
◦ Planilhas  (links: Android / iOS ).
ATENÇÃO: Só baixe aplicativos das lojas oficiais. Play Store para Android. APPs Store para iPhone

 

Android – Salvar arquivos para uso off-line

1. Abra o Google Drive .
2. Ao lado do arquivo, toque em Mais .
3. Para salvar um arquivo off-line, toque em Tornar disponível off-line.
Localizar os arquivos que você salvou para acesso off-line
1. Abra o app Drive, Documentos, Planilhas ou Apresentações.
2. Toque em Menu   Off-line.
iPhone – Salvar arquivos para uso off-line

1. Abra o app Google Drive.
2. Ao lado do arquivo, toque em Mais .
3. Para salvar uma visualização do arquivo off-line, ative Disponível off-line.
Dica: para editar um arquivo do Documentos, Planilhas ou Apresentações Google off-line, use o app Documentos, Planilhas ou Apresentações Google. Saiba como trabalhar off-line no Documentos, Planilhas e Apresentações Google.

 

Localizar os arquivos que você salvou para acesso off-line

1. Abra o app Google Drive, Documentos, Planilhas ou Apresentações Google.
2. Toque em Menu   Off-line.
Fonte: Suporte Google

Com estas dicas simples será possível distribuir conteúdo para seus alunos mesmo que não disponham de internet ilimitada em suas casas. Basta que eles tenham acesso em algum momento, seja na escola, na padaria ou onde for.

Gostaria de mais dicas do uso de aplicativos/tecnologias para suas aulas híbridas? Deixe seu comentário ou escreva para fernando@fernandopitt.com.br