Nesta semana o tema da coluna não será sobre educação e tecnologia, mas sim, tecnologia a favor da saúde. E o propósito é principalmente comunicar e incentivar que toda a população baixe agora mesmo o APP Coronavírus SUS.

O APP que foi lançado ainda no início da pandemia, trazia informações básicas de cuidados, dicas, notícias e muito mais. Mas agora, também é capaz de alertar o contato próximo com pacientes com a Covid-19.

 

APP Coronavírus – Alerta de Contato

Por meio de uma tecnologia chamada “API Exposure Notification” disponibilizada pela parceia entre a APPLE e Google, uma nova funcionalidade foi disponibilizada no APP. Ou seja, agora será possível identificar e alertar o usuário que teve contato com pessoas positivas usando o APP.

 

Como isso isso funciona?

Ao baixar o APP Coronavírus SUS em seu Smartphone, logo após você precisará concordar com a política de privacidade. E em seguida habilitar as notificações de exposição.

Uma vez esta função ativada, toda vez que você se aproximar de outro usuário que também tem o serviço instalado e com as notificações ativadas, haverá uma comunicação anônima entre os aparelhos. Cada celular ao se aproximar de outro a uma distância inferior a 1,5 a 2 metros, trocam entre si um código aleatório utilizando a comunicação via bluetooth de baixa energia.  Esses códigos são gerados aleatoriamente e mudam periodicamente.

Tanto o aplicativo quanto o ministério da saúde, não têm acesso a nenhuma informação de identidade nem de localização do usuário. As informações são todas anonimas e os códigos gerados são armazenadas em servidor no Brasil. Além do que, deverão ser excluídos até 31/12/20.

 

Alerta de contato

Com efeito, caso algum usuário ser testado positivo para a Covid-19, pelo próprio APP Coronavírus SUS ele pode fazer o compartilhamento dessa informação.

Para isso, o paciente precisará gerar um código (Token)  no site do Ministério da Saúde em https://validacovid.saude.gov.br e inserí-lo do aplicativo. Uma vez feito isso, o próprio sistema se encarregará de avisar a todos os demais usuários que por ventura tiveram uma exposição próxima e prolongada com o paciente positivo.

Toda essa comunicação é feita anonimamente e ninguém é identificado neste processo. Segundo o Ministério da Saúde, o aplicativo não tem acesso a nenhuma informação pessoal, como CPF, nome ou número de telefone e nem geolocalização. Em suma, a única informação que o Ministério da Saúde tem por meio do APP, são os códigos anônimos.

Assim sendo, quanto mais pessoas baixarem e ativarem a Notificação de Exposição, maior será a rastreabilidade de possíveis contaminados. Além do que, mais rápido uma pessoa que teve contato será avisado. E assim, antes mesmo do surgimento de qualquer sintoma já iniciar um isolamento prévio e tomar os cuidados necessários para evitar novos contágios.

Faça isso agora mesmo: Baixe o APP e ative a notificação de exposição

Baixe o APP em:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR
iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

ATENÇÃO: somente baixe aplicativos diretamente das lojas oficiais.