Oficialmente a 2ª Guerra Mundial só chegou ao fim com a rendição do Japão no dia 2 de setembro de 1945. Contudo, na Europa, o conflito acabou um pouco antes, no dia 8 de maio quando Berlim sucumbiu as ações do exército vermelho da antiga URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas).

Este conflito de proporções globais geralmente é lembrado, e estudado, pelo viés da sua violência. Estima-se que mais de 85 milhões de vidas foram ceifadas neste período, sendo a maioria dela de civis. Mas há um outro lado bem menos sombrio e que hoje é o responsável por salvar vidas.

 

2ª Guerra e suas tecnologias

Durante as guerras é comum que centros de pesquisas inteiros se dediquem ao desenvolvimento e produção de equipamentos para fins bélicos. Findado o conflito, é natural que estas tecnologias deixem os quarteis e campos de batalha e venham a ser utilizados para fins pacíficos no meio civil.

Assim também ocorreu com muitas das tecnologias desenvolvidas durante a 2ª guerra. Para restringir a lista, vou tentar me concentrar em algumas das desenvolvidas, melhoradas, ou largamente utilizadas durante a 2ª Guerra.

 

Computadores

Para começar, o desenvolvimento que permite levarmos uma vida minimamente normal mesmo durante esta pandemia e inclusive fazer este texto chegar até você, os computadores.

Quando se pensa em computador digital eletrônico, considera-se o Eniac (Electronic Numerical Integrator And Computer) como sendo o primeiro modelo produzido. Embora ele tenha entrado em operação em 1946, o início do seu desenvolvimento começou ainda em 1943. Era capaz de fazer até 5.000 operações por segundo, possuía 17.468 válvulas e pesava 30 toneladas. Quando projetado, tinha como finalidade fazer os cálculos balísticos.

Contudo, há quem considere que o primeiro computador de fato, tenha sido a “máquina de Turing”. O matemático, criptoanalista e cientista da computador Alan Turing, desenvolveu durante a 2ª Guerra mundial uma máquina eletromecânica capaz de quebrar os códigos da máquina de criptografia Alemã, a Enigma. Seja qual for, a partir do viés que quiser considerar, o fato é que o computador é mais um produto da guerra.

 

Forno Microondas

A tecnologia de microondas foi criada no esforço de guerra originalmente com fins de identificar a posição de aviões inimigos. Conta a história, que um dos engenheiros ao se aproximar do aparelho em teste com uma barra de chocolate no bolso, observou que esta acabou derretendo. Depois de alguns testes com outros alimentos, como ovo e pipoca, acabou patenteando a invenção em 1946.

 

Volkswagen Fusca

O projeto de um dos carros mais famosos em todo planeta, começou ainda no início da década de 1930. Após vários protótipos (que sobreviveram só em papel), em agosto de 1940 era produzido oficialmente o primeiro KdF Wagen, que depois acabou virando Volkswagen.

Ainda que com o apoio do estado no início do projeto, logo após poucas unidades fabricadas teve sua produção interrompida só retornando de fato em 1948.
Durante o período da 2ª guerra, a fábrica se dedicou a produzir veículos de guerra baseados na plataforma do Fusca, já que desde o início o projeto encomendado previa uma carroceria separada do chassis.

 

Radares

Outra tecnologia inventada muito tempo antes, mas aprimorada durante a 2ª Guerra foram os radares, posto que os conflitos aéreos tornaram-se constantes dos dois lados. Conseguiam deste modo antecipar os eminentes ataques, e assim, inegavelmente pouparam milhares de civis, visto que estes poderiam ser avisados a tempo.

 

Helicópteros

Os helicópteros são outro exemplo de veículo desenvolvido antes, mas que entraram em operação para fins de resgate e observação durante a 2ª guerra. E também de produção em larga escala.

 

Antibióticos

Semelhantemente aos caos anteriores, os antibióticos também foram inventados antes. Contudo, foi também durante a 2ª guerra que a Penicilina passou a ser produzida em larga escala. Como resultado, milhares de soldados “aliados” foram salvos durante este conflito.

 

Foguetes

O homem só conseguiu colocar o primeiro satélite em órbita e enviar o primeiro homem à lua graças a outra tecnologia desenvolvida durante a 2ª guerra. Foram os foguetes desenvolvidos com fins bélicos que mais tarde encontrariam outros destinos e outros fins.

Este tema não se esgota por aqui, e ainda voltaremos a revisitá-lo novamente este ano. Temos ainda o evento que oficialmente deu fim ao conflito que é a detonação das bombas nucelares em Nagasaki e Hiroshima. Mas isso é tema para outra coluna que voltaremos a explorar os benefícios pacíficos da energia nuclear.

Sugestão de filmes da 2ª Guerra

Um filme baseado em fatos reais que retrata a construção da “máquina de Turing”, é o Jogo da Imitação. Lançado em 2014.