Quem me conhece ou me acompanha pelas redes sociais sabe que eu gosto de ler e, sendo um hábito, acabo lendo bastante. Sempre surge a pergunta “Rê, como eu posso ler mais?” e, como para mim é rotina, eu não sabia o que responder. Você senta e lê, termina a página e lê a próxima… e assim vai fazendo. Não tem muito segredo. Talvez, o segredo seja eleger a leitura como uma prioridade. É uma escolha. Ou você lê ou assiste a seriados no Netflix. Ou lê ou fica no instagram matando tempo. Ou lê ou… Entende o que eu quero dizer?

Na minha rotina atual, raramente vejo seriados em dias da semana ou deixo o celular ligado até muito tarde (o modo avião se tornou um grande aliado para minha saúde mental).

Leio sempre ao acordar e antes de dormir. Muitas vezes, leio mais de 3 horas no meu dia. Tenho sempre um livro na bolsa, ou um artigo científico ou roteiros do YouTube para estudar. A qualquer tempinho que surge, eu estou lá, lendo: seja em um restaurante, na fila do banco ou no conforto da poltrona do meu consultório.

Mas, para te ajudar, separei algumas dicas bem simples:

· Primeiro, escolha um horário para ler. Todos os dias, de domingo a domingo. Não precisa ser muito. 10 minutos já é excelente. Veja aquilo que se encaixa melhor em sua rotina. Ao acordar, no horário de almoço, no trajeto de ônibus, antes de dormir… (comece pelo mais simples possível. Com o tempo, você vai melhorando).

· Depois, a escolha de livro é muito importante. Se você não sabe o que gosta, serão tentativas e erros (provavelmente) até você encontrar suas preferências. Muitas vezes, não é que o livro seja ruim, é você que não gosta daquele estilo de escrita ou tema. Para tentar evitar erros, vá pela lista dos “mais vendidos” e veja qual assunto te interessa mais.

· Comece por um livro curto. Se a leitura não é hábito, por mais que o livro seja interessantíssimo, mas tenha 500 páginas, você pode cansar e desistir. E daí demorar muito para tentar ler um próximo livro.

· Tenha uma meta. 4 livros ao ano? 8 livros? 1 livro ao mês? Seja realista. Mas escreva aquilo que seria legal para você.

· BOA LEITURA!

 

Entre em nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul