Olá, Leitor Notisul! Tudo bem?

Em torno de cinco milhões de pessoas se inscreveram para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), que ocorrerá em duas etapas. A primeira será neste domingo, e a segunda no próximo, dia 11.

No primeiro dia do Exame, os inscritos deverão responder questões voltadas às áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da elaboração de uma redação com tema pré-definido.

Por isso, o propósito da coluna desta semana é apresentar algumas dicas para a redação. A primeira delas trata do gênero textual solicitado, ou seja, Dissertativo-Argumentativo, o qual é definido por ser um texto escrito conforme a norma culta, expressa um ponto de vista acerca de alguma problemática específica, com argumentos concisos e realistas, apresentando possíveis soluções. Deve ser estruturado em três partes: i) introdução – parágrafo inicial, expondo a argumentação; normalmente tem duas ou três frases, uma com a ilustração do tema e a outra com a tese, objetivo; ii) desenvolvimento – engloba a argumentação/fundamentação, é o espaço para listar/reforçar os dados e é a parte mais consistente do texto, com dois parágrafos, em média; iii) conclusão – avalia a problemática discutida de forma mais sucinta e apresenta possíveis soluções, tem, em média, um parágrafo.

Outra dica que destaco diz respeito a parte gramatical. São alguns erros/problemas bem comuns, a saber:  

• Desvio da norma padrão;
• Incoerência argumentativa;
• Falta de consistência na apresentação dos dados da realidade;
• Trocar tipo de texto;
• Fugir do tema;
• Rebuscar demais;
• Usar VOCÊ no texto;
• Períodos (frases) longos, podem ficar confusos;
• Iniciar períodos com verbos no gerúndio e com ‘Que’;
• Usar clichês e provérbios;
• Panfletar e radicalizar;
• Exagerar nas informações;
• Abusar da redundância.

E, por fim, a última dica trata de alguns apontamentos para uma redação nota 1000:

• Objetividade do tema proposto;
• Ausência de pessoalidade (faça em 3ª. pessoa);
• Fuja de generalizações e frases prontas;
• Leia com atenção o tema – interprete a ideia central presente;
• Leia os textos motivadores e verifique a relação de sentido deles para com o tema. (lembre-se de que são apenas motivadores e não exatamente o tema da redação);
• Criar a tese (o objetivo da redação) a partir da interpretação feita;
• Levante argumentos, fatos, opiniões, dados, informações;
• Analise a partir desses dados possíveis formas de intervenção no problema;
• Avalie e conclua.

Até a próxima semana e fique com Deus!
 
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