Olá, querido eleitor. Prestes a completar um ano que me desliguei das atividades jornalísticas, recebi o convite do diretor Nazareno Schmoeller Souza para compor a equipe de colunistas do jornal Notisul. Familiarizada com o jornal impresso, tendo além da formação acadêmica a experiência nas funções de repórter e jornalista responsável em dois veículos de comunicação de Braço do Norte, aceitei esta nova missão com muito carinho. Espero trazer boas notícias a você, toda segunda-feira, no Panorama. Uma coluna que irá destacar os principais assuntos que circulam em Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. Boa leitura!

• Mexa-se!
Atualmente o incentivo à prática de atividades físicas é um dos principais assuntos veiculados na editoria de Saúde e Bem Estar. Você já deve ter escutado que entre os benefícios está o bom funcionamento dos órgãos, a diminuição de ansiedade, estresse e a depressão, além de promover humor e a autoestima. Porém, com a correria do dia a dia, o cidadão tem dificuldade em reservar um tempinho para praticar alguma atividade.
Por isso, com o objetivo de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, ocorre nesta quarta-feira a 23ª edição do Dia do Desafio, quando milhares de pessoas ao redor do mundo vão reservar no mínimo 15 minutos do seu dia para a prática de um esporte ou atividade física, fazendo valer o lema “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Em Rio Fortuna, a ação será em dois horários – às 10h30min e às 16h – com cerca de meia hora de atividades, no Centro Comunitário São Marcos. “Vamos envolver os alunos das redes municipal e estadual de ensino, mas quem quiser pode vir participar conosco. A ideia é reunir o maior número possível de pessoas”, comenta a professora de educação física da rede municipal de ensino, Mayane Beckhauser.

• Posse no Conseg
Foto 01- Conseg

É realidade! A posse da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), de Rio Fortuna, ocorre nesta terça-feira, no Centro de Pastoral São Marcos, às 18h30min. A reativação do conselho surgiu após as demandas de segurança pública no município, com o objetivo de pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade. O conceito do Conseg é de Polícia Comunitária, ou seja, os moradores cooperem entre si e se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções de seus problemas. Um dos projetos é a Rede de Vizinhos, uma estratégia em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade. No último mês, durante as audiências do Plano Plurianual (PPA), a diretoria do Conseg explanou sobre a reativação do órgão, conforme mostra a foto abaixo. Agora, todos são convidados a prestigiar a posse oficial.

• Preservação do meio ambiente estimula visita
Foto 02 - Alunos de SRL

Sabemos que as atividades realizadas fora do âmbito da escola ampliam os conhecimentos adquiridos e preparam o aluno para a vida. Com este conceito, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Santa Rosa de Lima participaram de um passeio pedagógico no município de São Bonifácio. O tema principal do passeio foi a preservação do meio ambiente e o respeito à natureza. Os alunos passaram o dia em uma propriedade rural, onde puderam conhecer um pouco mais sobre os animais criados e também sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e os animais silvestres que vivem na reserva. A atividade integra as ações de capacitação de professores e de aprimoramento do ensino no município, realizadas por meio de parceria com a Unibave (Universidade Barriga Verde), com apoio da cooperativa de crédito Cresol.

• Jantar festivo
O tradicional jantar do Movimento de Irmãos, em Rio Fortuna, foi sucesso mais uma vez. Animado pela banda Invasão, o evento reuniu centenas de munícipes no Centro Comunitário São Marcos, em Rio Fortuna, na noite do último sábado. Além da boa gastronomia, com pratos típicos, o baile agradou o público presente, que não hesitou em dançar até o último minuto.

• Fórum reúne organizações
A sociedade civil organizada de Rio Fortuna, representada por organizações não-governamentais da área da saúde, assistência social, infância e adolescência, está convocada para participar do 3º Fórum Municipal de Entidades Não Governamentais de Rio Fortuna. O Fórum ocorre em 5 de junho, às 8h30min, na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social, e visa indicar à municipalidade as entidades que os representarão na qualidade de titular e suplente nos conselhos municipais de Saúde, Assistência Social e Direito das Crianças e Adolescentes.

• Revelando talentos
Munícipes de Santa Rosa de Lima tem chance de lapidar o dom para a música através do projeto Revelando Talentos, que consiste na continuidade das ações de oferta de aulas gratuitas de música nas modalidades de violão/guitarra, teclado, acordeão e bateria. O músico Cleiton Carrer coordena as aulas, realizadas nas quartas-feiras à noite, no Centro de Geração de Renda.

• Aniversário de Rio Fortuna terá escolha da nova realeza
Mês de junho é especial para Rio Fortuna. A pequena cidade interiorana, com pouco mais de 4.500 habitantes, comemora sua emancipação político-administrativa no dia 21. Este ano, entre as atividades para marcar a passagem dos 59 anos, será feita a escolha das novas representantes do município. Rainha e princesas eleitas vão promover e divulgar o município em seus eventos, como a Expofortuna e a Gemeindfest, dentro e fora da cidade, durante o período de seu reinado, previsto para terminar em 2019.
Interessadas em participar do concurso podem se candidatar até o próximo dia 10 de junho. A ficha de inscrição e regulamento do concurso estão disponíveis no site do município de Rio Fortuna até quando encerra o prazo para inscrições. A escolha será no dia 21 de junho, à noite, durante as festividades em comemoração ao aniversário de Rio Fortuna.