Santa Rosa de Lima, que detém o título de Capital Catarinense da Agroecologia, será sede pela primeira vez do Seminário Estadual de Agroecologia. Na última terça-feira, representantes de entidades envolvidas na organização da oitava edição do seminário – que deverá ocorrer em outubro – participaram de uma reunião no gabinete do prefeito Salésio Wiemes para discutir os detalhes da programação, que contará com palestras de pesquisadores e autoridades sobre a produção agrícola de forma sustentável, além de oficinas, treinamentos, feira e exposição de sementes crioulas e produtos agrícolas.
O Seminário Estadual de Agroecologia é realizado a cada dois anos por entidades representativas, associações, cooperativas e movimentos sociais ligados à agricultura familiar e à agroecologia. Em Santa Rosa de Lima, juntamente com a prefeitura, participam da organização do seminário Agreco, CooperAgreco, Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, cooperativa de crédito Cresol, Centro de Formação em Agroecologia e outras entidades locais, ao lado das demais instituições e movimentos sociais de nível estadual e nacional ligados ao setor.
Trata-se de um evento que deverá receber aproximadamente mil participantes, entre agricultores, técnicos, acadêmicos, extensionistas, pesquisadores e demais interessados.

Foto 1

• Rio Fortuna terá festa de aniversário
Para comemorar a passagem dos 59 anos de emancipação político-administrativa de Rio Fortuna, a administração municipal organiza um dia festivo com diversas atrações para a população. O evento será realizado na quarta-feira, 21 de junho, no dia do aniversário da Capital das Riquezas Naturais. A programação inicia às 18h30min, no Centro Comunitário São Marcos. Haverá brinquedos para as crianças, animação com Gilberto e Adriano e a escolha da Rainha e Princesas de Rio Fortuna. As eleitas vão promover e divulgar o município em seus eventos, como a Expofortuna e a Gemeindfest, dentro e fora da cidade, durante o período de seu mandado, previsto para terminar em 2019. Todos os munícipes são convidados a participar. Entrada franca.
• Bazar do Hospital
No próximo final de semana Rio Fortuna sediará um “centro de negócios”, com cunho beneficente. Nos dias 17 e 18 de junho, ocorre o Bazar do Hospital, em que, além de adquirir produtos preços acessíveis, a população estará contribuindo com a situação financeira da entidade de saúde. Equipamentos eletrônicos, artigos de vestuário, acessórios, artigos de cama, mesa e banho, cosméticos e brinquedos estarão à venda. O bazar vai ocorrer no Centro Comunitário São Marcos, no Centro, das 8 às 17 horas.

• Gentileza e cooperação
Através do Projeto Educacional Cooperativo (PEC) “Educar para a vida”, realizado pela Escola Municipal Professor José Boeing em parceria com a Cerbranorte por meio do programa Cooperjovem, será iniciada uma ação para aplicar regras de boa convivência no transporte escolar de Rio Fortuna. O objetivo é ouvir motoristas e alunos, minimizar pequenos conflitos entre os alunos e orientar o correto descarte de lixo após o consumo de alimentos dentro do ônibus.
Diversas ações integram o projeto educacional, que tem como objetivo fazer da escola um lugar de reconhecimento dos direitos e deveres individuais e coletivos, construindo valores para uma convivência cooperativa. As atividades planejadas para o decorrer do ano letivo irão contribuir com a educação integral dos alunos, além de melhorar a convivência e integração na escola e na comunidade. Até o momento já foram realizados a Sacola Viajante, um projeto de leitura na praça; Guardiões da Escola, em que alunos colaboram nas atividades feitas no pátio; Pracinha dos Valores, com reflexões e debate sobre valores cooperativos, e mensagens expostas na Praça Ludgero Carlos Loch; Dia D de flores para as mães (na foto), além dos trabalhos regulares feitos pelos professores que incentivam a adoção de ações cooperativas.

Foto 2

• Terceira Idade
Os idosos de Rio Fortuna participaram da Tradicional Festa Junina da 3ª Idade em São Ludgero. O encontro lotou o Salão Paroquial da Igreja Matriz e, além do delicioso café colonial, muita música, animação e quitutes marcaram a tarde da última quarta-feira, 07 de junho.

Foto 3

• Encontro de Namorados
Com o tema “Vida e Namoro em tempos difíceis”, a Paróquia São Marcos oferece o II Encontro de Namorados para os casais de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. O evento vai ocorrer no próximo sábado, das 14 às 21 horas, no Centro de Pastoral São Marcos. A psicóloga Maria de Loudes M. Zanatta irá preferir uma palestra e ainda haverá animação do jovem cantor Guilherme Botelho da Silveira e jantar. O valor para cada casal é apenas R$ 15.

• Formação de lideranças
Santa Rosa de Lima e Barra do Rio Chapéu iniciaram o estudo do Apocalipse de São João na Escola Paroquial de Formação de Lideranças. Os encontros foram realizados na quarta, 7 de junho, no setor Santa Rosa, e quinta-feira, 8 de junho, na Barra, reunindo cerca de 100 lideranças. O tema foi escolhido na Assembleia Paroquial de 2016. A Escola Paroquial de Formação organiza e oferece cursos para leigos evangelizadores e fiéis em geral, com conteúdos da fé cristã, com base nos ensinamentos da Bíblia e nos documentos da Igreja. Para o segundo semestre, oferecerá um aprofundamento sobre o documento Marialis Cultus.

• Coroinhas
Os novos coroinhas da Matriz São Marcos, em Rio Fortuna, foram apresentados à comunidade no último sábado, 10 de junho. Durante a celebração da missa da Santíssima Trindade, as crianças fizeram seu juramento e receberam as novas vestes. A partir de agora elas podem auxiliar o sacerdote nas celebrações. A missa foi presidida pelo vigário paroquial, padre Antônio Rech, e animada pelo coral infantojuvenil “Som do Coração”.