Quem chega em Santa Rosa de Lima pela SC-108, ou faz um passeio na praça da Igreja Matriz em Rio Fortuna, pode conferir um belo trabalho de jardinagem. Duas ações que vão dar mais cor e vida aos locais, tornando-os mais atrativos. Na última semana, alunos da Escola de Educação Básica Professor Aldo Câmara contribuíram com funcionários da prefeitura de Santa Rosa no plantio de hortênsias às margens da rodovia. Ao todo, 500 mudas foram depositadas na entrada da área urbana da cidade em direção ao município vizinho de Rio Fortuna. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Juventude, Turismo e Cultura, com o objetivo de ornamentar a via. Já na cidade vizinha, voluntários aceitaram o convite do Secretaria Municipal de Transporte de Obras, Romírio Schueroff para tornar a praça da Igreja mais bela. O mutirão para a limpeza e manutenção contou com serviços de jardinagem, roçada e plantio de flores.  Parabéns!

Recicla CDL

Alunos do Ensino Fundamental de Santa Rosa de Lima mostraram que têm domínio sobre redação, e se destacaram no concurso ‘Recicla CDL na Escola’, promovido pela Federação Catarinense de Dirigentes Lojistas (FCDL). Os alunos parabenizados, em nível municipal, foram: Amanda Hermesmeyer (7º ano) em terceiro lugar; Ana Clara Santana Vandresen (7º ano) em segundo, e Lyan Defrein Viana (6º ano) em primeiro. O trabalho de Lyan também ficou classificado entre os cinco melhores de todo o Estado. Os estudantes receberam a premiação durante ato realizado na Escola de Educação Básica Professor Aldo Câmara. Esta já é a segunda vez que estudantes locais se destacam em Santa Catarina no Projeto Recicla CDL na Escola, que consiste na realização de um concurso estadual de desenhos e de redações entre milhares de alunos, sempre com uma temática voltada para a preservação do meio ambiente.

Alimentação saudável
Com índices ruins de obesidade no país – dados Ministério da Saúde mostram que, nos últimos dez anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60% – nunca se falou tanto sobre a importância da mudança de hábitos alimentares. Para construir essa ideia desde cedo, foi desenvolvido o Projeto “Lanche Saudável” na Escola Municipal Professor José Boeing, em Rio Fortuna, com o objetivo de proporcionar uma inovação no cardápio a partir de sugestões saudáveis vindas dos próprios alunos, despertando, dessa forma, o interesse na busca de práticas alimentares saudáveis. Na última semana, ocorreu o encerramento do projeto com uma farta mesa de frutas para estimular a degustação de alimentos. A atividade ocorreu nos períodos matutino e vespertino contemplando os estudantes do ensino infantil e fundamental. Com uma variedade de pelo menos 11 frutas divididas em três estações, os estudantes seguiram as regras do projeto: experimentar pelo menos uma porção de fruta diferente. Nota 10!

Centenário
A comunidade de Rio Bravo Baixo encerrou as comemorações de seu centenário na última sexta-feira, com uma missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom João Francisco Salm, e concelebrada pelos padres da Paróquia, Claudemir Serafim e Antônio Rech. O término das festividades se destacou pela inauguração dos novos altar e ambão da igreja, abençoados durante a celebração. Os móveis sagrados foram confeccionados pelo jovem Leonardo Tenfen, morador da comunidade. Uma placa também foi colocada na parte externa da igreja para lembrar a data.

Natal Show
O tradicional horário de Natal, onde o comércio abre suas portas em período especial neste fim de ano, inicia nesta segunda-feira em Rio Fortuna. Comprando no comércio associado, o cliente ainda concorre a R$ 4 mil em prêmios. O sorteio ocorre dia 23, no Natal Show. O evento será no Centro Comunitário São Marcos, às 20h30, com várias atrações: chegada do Papai Noel, distribuição de brindes, show acústico com Amir Volpato, alimentação e bebidas (com barraca de chopp) e parque infantil gratuito. 

Encerramento

Com uma programação especial, a primeira terça-feira de dezembro, foi marcada pelo encerramento das atividades dos grupos da terceira idade de Rio Fortuna. O evento iniciou às 10h30, com uma missa alusiva celebrada pelo Pe. Antonio Rech. Em seguida, os idosos se concentraram no Centro Comunitário São Marcos, onde desfrutaram de um almoço. A tarde festiva seguiu com baile, apresentação da Dança dos Sete Passos, encerrando-se com um café. Cerca de 400 idosos dos grupos do Centro e das comunidades do interior participaram do encontro.

Formatura
Após meses de capacitação para enfrentar a questão das drogas e violência na sociedade, 55 estudantes do 5º e 7º ano da Escola Municipal Professor José Boeing e EEB Nossa Senhora de Fátima se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A solenidade ocorreu na noite da última segunda-feira, no Centro de Pastoral São Marcos. Já na sexta-feira, ocorreu a formatura da educação infantil. Na oportunidade, 57 alunos do pré-escolar do Centro de Educação Infantil Cantinho da Criança comemoraram a conclusão da primeira fase da vida escolar.