Foto 1
Alunos da Escola Municipal Professor José Boeing apresentaram o PEC (Programa Educacional Cooperativo) “Educar para a vida” durante o evento Cooperar é Isso, promovido pela Cerbranorte durante o sábado, 1º de julho, em Braço do Norte. Na oportunidade, as crianças entregaram aos visitantes um pacote de biscoitos integrais com um cartão, estimulando o ato de gentileza.
O PEC é realizado pela unidade de ensino em parceria com a Cerbranorte através do programa Cooperjovem. Uma das ações é resgatar e promover os valores, especialmente gentileza e cooperação. A gentileza, por si só, é um dos valores que necessitamos diariamente. Algo que alguém te oferece e espera apenas receber em troca que você também faça uma gentileza com alguém. “Seja um bom dia, um copo de água, um biscoito ou uma flor. Não importa o que você oferece. Sendo algo de bom a pessoa sente o incentivo para retribuir e repassar para outros. Este é nosso objetivo”, relata Nívia Maria Ricken TurazzI, coordenadora do projeto na escola municipal de Rio Fortuna.
Um sorriso, um abraço, um desejo de um dia feliz não tem preço. Passe adiante esta ideia. Porque uma gentileza gera outra gentileza. Fazer o bem faz bem!

• Bate-papo com moradores
Interessante a iniciativa da administração de Santa Rosa de Lima em promover uma série de reuniões com a comunidade com o objetivo de informar e prestar contas à população a respeito de ações e obras do município. Dois encontros já foram realizados nas localidades de Rio dos Índios Baixo e Rio dos Índios Alto. Nas reuniões, os gestores fizeram uma rápida explanação sobre as principais atribuições de suas pastas e ouviram dúvidas e sugestões a respeito da administração. Grande oportunidade de a população colaborar com ideias para o desenvolvimento da cidade!

• Feijoada do Samu
WhatsApp Image 2017-07-02 at 14.56.54
Grata pela oportunidade de participar e representar o Notisul na feijoada promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Braço do Norte. O evento, realizado no Centro Comunitário São Francisco de Assis, ontem, reuniu colaborares e familiares para uma singela confraternização. Atualmente, o Samu que atua nos municípios da região do Vale de Braço do Norte conta com 13 colaboradores. No Brasil, o sistema está em atividade em 926 municípios, atingindo 92,7 milhões de pessoas. Sucesso a estes guerreiros que lutam dia a dia pela preservação da vida humana!

• Jubileu de Ouro
FOTO 2 -
Os 50 anos de vida sacerdotal do padre Silvestre Koepp, completados ontem, foi festejado com celebrações especiais no final de semana. A missa em ação de graças aconteceu em sua terra natal, na Igreja Matriz São Marcos, em Rio Fortuna, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom João Francisco Salm. Dom Jacinto Inacio Flach, bispo da Diocese de Criciúma, onde atua o padre jubilar, e sacerdotes de ambas as dioceses também participaram da celebração. Ontem, também outra missa foi celebrada, desta vez na Catedral São José, em Criciúma, onde o padre Silvestre atua.

• Valorização da agricultura familiar
Foto 3
A Escola de Educação Básica (EEB) Nossa Senhora de Fátima iniciou o Projeto de Integração Escola X Família + Valorização da Agricultura Familiar. A ideia da atividade, que integra as ações do Cooperjovem – em parceria com o Sicoob/Credivale, é aproximar a unidade de ensino das famílias, e conhecer a localidade onde os alunos do município residem. A primeira visita ocorreu nas comunidades de Rio Chapéu e Capoeirão, devido a grande quantidade de jovens que permanecem no meio rural auxiliando os pais no desenvolvimento das atividades agrícolas. Cerca de 150 pessoas, entre alunos e professores, participaram da primeira ação do projeto que contou com visita a duas propriedades de agricultura familiar, depoimentos de moradores e jovens locais, almoço organizado pelas famílias do Rio Chapéu e tarde com interação. Na bagagem, trouxeram a reflexão sobre a importância do estudo aliado ao desenvolvimento das propriedades rurais. Nota 10!

• Festa do Colono
A comunidade da Barra do Rio Chapéu se organiza para sediar a tradicional Festa do Colono. A comemoração que marca a passagem do Dia do Agricultor e Motorista, será no dia 25 de julho, uma terça-feira, e contará com missa, baile e sorteio de brindes. O evento é organizado pelo Sindicato da Agricultura Familiar (Sintraf) em parceria com a prefeitura de Rio Fortuna.

• Festa Julina
Será nesta sexta-feira, a Festa Julina da Escola Municipal Professor José Boeing, CEI Analíria Willemann de Freitas e CEI Cantinho da Criança. São intensos os preparativos para o evento, desde os ensaios com os alunos que irão fazer apresentações típicas, bem como a preparação de quitutes da época. A festa será no Centro Comunitário São Marcos, a partir das 19 horas. Convide sua família e prestigie!

• Família e Educação em tempos de crise
Para celebrar os 60 anos da E.E.B. Nossa Senhora de Fátima, a Paróquia São Marcos irá promover um encontro com os professores da rede estadual e municipal de ensino no próximo sábado, no Centro de Pastoral São Marcos. A proposta é apresentar uma palestra com uma família do Vale de Itajaí que se destaca pelo método alternativo – porém antigo – de educação doméstica. No mesmo dia, a noite, os casais do Movimento de Irmãos da Matriz e Santa Rosa de Lima, bem como a Pastoral Familiar, Movimento de Cursilhos e Catequistas, são esperados para um Encontro onde um jovem casal irá compartilhar a história do seu dia a dia, bem como a exemplar educação que oferecem aos três filhos. Ambas as ações tem a finalidade de tornar presentes os valores perenes do Evangelho.

• Ambulância
Deputado federal João Rodrigues (PSD) é mais um parceiro do Município de Rio Fortuna. Através de emenda parlamentar, destinou R$ 150 mil para aquisição de uma ambulância. O recurso já está na conta da prefeitura e a licitação está sendo providenciada.