Drenagem recuperada - Foto: Divulgação/Notisul
Drenagem recuperada - Foto: Divulgação/Notisul

A pós a colocação de tubos mais resistentes em um bueiro na Estrada Geral da Barra do Rio Chapéu, próximo à propriedade de Lourenço Boeing, em Rio Fortuna, os motoristas têm agora mais segurança ao trafegar pela via. Os trabalhos da troca de drenagem foram realizados na última semana pela Secretaria de Transportes e Obras da prefeitura. A antiga tubulação foi substituída por uma nova de um metro de diâmetro.

O bueiro foi danificado com as fortes chuvas que caíram no município no último mês e causaram alguns danos à infraestrutura da estrada. A preocupação do setor foi em realizar a recuperação no menor tempo possível para dar condições de acesso aos moradores do interior, bem como facilitar o escoamento da produção agrícola.

Resgate Porco Macau
Uma iniciativa importante desenvolvida pela prefeitura de Santa Rosa de Lima é o “Projeto Porco Macau”, que visa resgatar a criação da tradicional raça suína pelas famílias do município, agregando valor a produtos alimentícios coloniais. Treinamentos são realizados com jovens mulheres agricultoras. O objetivo é produzir derivados do porco macau com alto valor histórico, cultural e econômico agregado; presuntos crus curados, linguiças e salames especiais, patês, entre outros; criando um alimento exclusivo, com a marca da região das Encostas da Serra Geral. O projeto é uma realização da prefeitura e conta com o apoio de 20 voluntários e incentivadores locais – entre agricultores, técnicos e servidores municipais – e entidades, entre elas o Centro de Formação em Agroecologia (Cfae).

Domingo Alemão
Será na próxima semana o 1º Domingo Alemão promovido pela prefeitura de Santa Rosa de Lima. Sem poder realizar a Gemüse Fest, evento tradicional cujo objetivo é resgatar a cultura da colonização alemã, o Domingo Alemão é uma das atrações para festejar o aniversário do município, celebrado no próximo dia 10. A abertura da festa será às 10h, com Sangria do 1° Barril de Chopp. Ao meio-dia será servido um delicioso porco pizza, e às 14h haverá Baile Show com a Banda Humanação. O encerramento está previsto para as 18h. Ingressos podem ser adquiridos por R$ 15.

Curso para agricultoras
Nesta sexta-feira, iniciou um curso técnico para mulheres agricultoras de Rio Fortuna, promovido pela  Epagri do município. A participação da mulher na agricultura é tão expressiva que motivou a realização de quatro encontros para a discussão de temáticas presentes no dia a dia delas, como gestão, controle leiteiro, arraçoamento e qualidade do leite. Como a mulher desempenha outros papéis na propriedade, não só o produtivo, também serão abordados temas de sucessão, organização, saúde da mulher e importância da água na família e na atividade. Enfim, vários assuntos que estão no universo feminino das mulheres produtoras de leite de Rio Fortuna. O curso segue nas próximas sextas-feiras: 4, 11 e 18 de maio, das 9 às 16h.

Saúde na comunidade
Moradores de Santa Rosa de Lima desfrutaram de um domingo especial com muitos conhecimentos sobre a Ayurveda, uma filosofia médica oriental onde o aprendizado, a ciência ou sabedoria propõem uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza com o objetivo de alcançarmos a felicidade. A ação Saúde na Comunidade, realizada em Rio dos Índios, trouxe a palestra “Como transformar sua horta caseira em Saúde”, além de uma discussão com Pedro Goulart sobre relacionamento familiar. O dia contou com participação especial da Hermídia, almoço e sorteio de brindes. Nota 10!

Padroeiro São Marcos
Rio Fortuna esteve em festa para celebrar o padroeiro São Marcos, com quatro dias de atrações para toda a família. A programação religiosa esteve em evidência e, na última quarta-feira, dia do padroeiro e feriado municipal, a comunidade participou da celebração especial. A missa solene, presidida pelo pároco padre Claudemir Serafim, foi animada pelo Coral Municipal São Marcos, e precedida pela adoração ao Santíssimo Sacramento. A oração foi conduzida pelo diácono Simão dos Santos Ferreira e pela Pastoral Vocacional, em especial intenção às vocações e aos missionários inscritos para as Santas Missões Populares. Após a celebração, a imagem do padroeiro foi levada ao Centro Comunitário São Marcos, onde a comunidade se reuniu para um almoço festivo.

Top de Mídia
Os 60 anos de emancipação político-administrativa de Rio Fortuna será o tema do troféu Top de Mídia, realizado pela Folha do Vale. Os mais lembrados na pesquisa foram surpreendidos na quinta-feira com a entrega do convite para o jantar de premiação, realizada pelos palhaços Delei e Tampa, e a saxofonista Sabrina, que estiveram na prefeitura e surpreenderam o prefeito Lindomar Ballmann com o convite especial. Na pesquisa, Lindomar foi eleito destaque como personalidade política. O troféu é um reconhecimento aos mais lembrados do município e, neste ano, leva o nome Rio Fortuna, 60 anos. Os mais lembrados na pesquisa Top de Mídia receberão o troféu em um evento de gala no próximo dia 25, no Centro de Pastoral São Marcos.