Conscientização - Foto: Divulgação/Notisul
Conscientização - Foto: Divulgação/Notisul

Considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde, a depressão ainda é um desafio para médicos e pacientes. Com o objetivo de avançar no tratamento de seus pacientes, equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Santa Rosa de Lima deram início a uma série de encontros dos grupos de saúde mental nas comunidades. O primeiro ocorreu no dia 7 de março na localidade de Rio do Meio, onde, na oportunidade, temas como relacionamento familiar e abusos de medicamentos foram abordados. Um questionário sobre o uso de medicamentos controlados também foi aplicado com o objetivo de captar mais informações sobre o tema. A próxima atividade será realizada no próximo dia 4, na localidade de Rio Bravo Alto.

Pavimentação

Projetos de pavimentação asfáltica das Ruas Augusto Ricken e Bernardo Hemkemeier, em Rio Fortuna, foram entregues ao Município na última sexta-feira. Os documentos foram elaborados pela Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e entregues pelo diretor executivo da instituição, Celso Heidemann, ao prefeito Lindomar Ballmann. Com o primeiro passo realizado pelos técnicos, partir de agora a responsabilidade é com a captação dos recursos para tornar as obras de infraestrutura realidade. O custo estimado para a execução das duas obras de pavimentação é de mais de R$ 1 milhão.

Páscoa
Rio Fortuna começa a respirar o clima de Páscoa. A decoração especial, alusiva à data foi instalada pelo Centro do Município nos últimos dias. Os ornamentos foram preparados com muito carinho por voluntários, Associação Beneficente Riofortunense (Abraf), e diretoras da rede municipal de ensino. Esta é uma das ideias para deixar a cidade ainda mais bela em datas comemorativas. Afinal, este ano Rio Fortuna completa 60 anos de emancipação político-administrativa.

Seminário
Os potenciais de Rio Fortuna foram apresentados durante o Seminário Temático de Turismo e Desenvolvimento Regional: o espaço rural como destino turístico, na Unisul, em Tubarão. O evento integra as ações da pós-graduação de Desenvolvimento Regional, e teve o objetivo de levar ao debate o desenvolvimento turístico deste território.  O trabalho idealizado pelos acadêmicos Cristiana Maria Schmoeller, Claudinei Hawerroth, Gilberto Sehnen e Maria Crystina Kruscinsck Silva Rocha mostrou as particularidades da cidade, além de São Martinho e São Bonifácio. Na oportunidade, a Rainha do Município de Rio Fortuna, Andrea Isadora Rosing fez uma breve apresentação da cidade e, em seguida, o agricultor Lucas Hemkemeirer discursou sobre a experiência da família com o turismo rural que está despontando da Cidade das Riquezas Naturais.

Idoso visitador
Conversar, tomar um café, trocar experiências… Assim serão as visitas de um idoso ao outro, em Santa Rosa de Lima. Por meio do projeto Idoso Visitador, realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), é impulsionada a participação voluntária de pessoas idosas do município que visitam outros idosos que, por algum motivo, não tem um convívio social ativo ou estejam acamados. O Cras oferece o transporte – se necessário acompanhado de equipe técnica – e material para as visitas, incluindo o café, bem como as orientações aos visitadores sobre como realizar as abordagens e a importância da ética e do sigilo em relação aos assuntos tratados durante os encontros. O programa já está em seu terceiro ano, e esperado com expectativa pelos idosos, afinal estimula o contato e o convívio social com outras pessoas.

Inspeção municipal
Permitir que os produtos sejam comercializados dentro da legalidade. Este é o objetivo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), oferecido pela prefeitura de Santa Rosa de Lima por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio. A partir de agora, produtos de origem animal produzidos em Santa Rosa de Lima agora já podem contar com o SIM. O programa é voltado para as indústrias do município como abatedouros, produtores de ovos, laticínios, processadores de carne e apicultura e consiste na avaliação sanitária da produção por uma comissão técnica. Caso o produto e o seu método de processamento esteja de acordo, receberá o selo do SIM, tornando-o apto para ser comercializado no município. Produtores interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura e solicitar a inspeção, que não tem custo.

Missa jovem
Uma das formas de aproximar os jovens da Igreja é através de ações inspiradoras capazes de despertar o coração desta tribo, um grande desafio na evangelização. Com esta premissa, a Paróquia São Marcos promove mais uma Missa Jovem. A celebração acontecerá na sexta-feira, 23 de março, às 23h59h, na Igreja Matriz São Marcos. O setor da Juventude trabalha empenhado para a realização de uma missa diferente, com várias atrações e surpresas, uma forma de viver ainda mais intensamente o tempo da Quaresma, de jejum e reflexão.

Missa jovem 2
Entre as novidades preparadas para a Missa Jovem, será a participação do Ministério de Música Lumus, da paróquia Santa Otília de Orleans e apresentação de um teatro pelos jovens da Paróquia São Marcos de Rio Fortuna. Testemunhos de vidas também serão apresentados. Ainda antes da missa haverá oportunidade de confissão. Jovem, você é chamado para vivenciar essa experiência de fé.