Decidido nos pênaltis, o Campeonato Municipal de Futebol em Rio Fortuna – taça Lourival de Moraes terminou com a vitória da supercampeã Barrinha.
A final entre a Barrinha – que leva no currículo uma equipe experiente e vitoriosa em competições municipais e regionais – e o Nacional do Rio Otília, um finalista inédito, elevou os ânimos da torcida na SER Municipal na noite deste sábado. Em todas as edições da competição, a campeã era uma das favoritas ao título. E esse ano não foi diferente. Fez valer sua força e levou para casa a vitória e a taça.

Confira as premiações do Campeonato Municipal de Futebol
Quarto colocado: Bragantino
Terceiro colocado: Ceará/Florestal
Segundo colocado: Nacional do Rio Otília
Campeão: Barrinha
Revelação: Gustavo Wagner
Goleiro menos vazado: Jonas Jasper
Artilheiro: Anselmo Buss
Destaque: Jonas Jasper

FOTO 1- CAMPEÃ BARRINHA

FOTO 2 - VICE CAMPEÃO NACIONAL

• Prevenção ao câncer
Segunda causa de óbitos no país, com tendência de crescimento nos próximos anos, o câncer é uma questão de saúde pública, principalmente ao se levar em consideração seu percentual de prevenção: cerca de um terço dos casos novos de câncer no mundo poderia ser evitado. Neste contexto, para colaborar na constituição da rede de cuidados integrais à saúde surge as Redes Femininas de Combate ao Câncer (RFCC), que tem como objetivo principal assistir usuários do SUS portadores da doença. Em Rio Fortuna, o time feminino uniu forças e instituiu a Associação do Câncer Caminhos do Amanhã. Com reuniões todos os meses, os membros da associação compartilham experiências, fortalecem o apoio entre si e ainda planejam ações. Para este ano, a meta é realizar a tradicional Caminhada da Saúde e comercializar as camisetas alusivas ao Outubro Rosa. Atividades de prevenção em parceria com a Secretaria de Saúde também não estão descartadas. Sucesso, meninas!

FOTO 3

• Feira de Produtos Coloniais
Um encontro com os sabores da nossa terra. Assim pode ser definida mais uma edição da Feira de Produtos Coloniais realizada de 13 a 16 de julho no Farol Shopping, em Tubarão. A feira reúne vários produtos agrícolas e ganha destaque pelo delicioso café colonial com opções fresquinhas e produzidas por agricultores familiares. Além da produção da agricultura familiar da região e da gastronomia, o evento também serve para divulgar o artesanato e a própria cultura de cada um dos municípios participantes. Produtores de Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna também estiveram presentes e expuseram seus produtos no evento que é realizado através de uma parceria entre o Farol Shopping, Epagri e Governo de Santa Catarina.

FOTO 4

• Projeto Rondon invade Santa Rosa de Lima
Municípios do Vale firmaram parceria com o Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para a realização de uma operação do ‘Projeto Rondon’. Durante dez dias, alunos da universidade, de cursos variados, visitam a cidade e promovem uma série de oficinas e outras atividades junto à população. Em Santa Rosa de Lima o projeto iniciou na última quinta-feira. As atividades envolveram os alunos do Centro de Educação Infantil Recanto Alegre e da Escola de Educação Básica Professor Aldo Câmara, com oficinas e palestras sobre bullying e abuso de drogas, além de atividades desportivas. Durante a tarde, os integrantes do Projeto Rondon desenvolveram atividades de alongamento ao Grupo da Terceira Idade do município e, juntamente com estudantes do Ensino Médio revitalizaram o parque ao lado do Centro de Múltiplo Uso Raimundo Luchtenberg. Ao todo, 13 estudantes universitários de cursos variados de diversas instituições participam do Projeto Rondon em Santa Rosa de Lima. Alunos da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), estado de São Paulo; do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc); do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

FOTO 5

E mais

• Solidariedade
É gratificante ver o esforço de uma comunidade que se une em prol de causas sociais e colabora para a manutenção de entidades instaladas no município. Em Rio Fortuna, os atos de solidariedade se voltam para a Apae e o Hospital. Na próxima terça-feira, 25, durante a Festa do Colono que acontecerá na Barra do Rio Chapéu, serão arrecadado alimentos não perecíveis para a unidade hospitalar. Quem quiser contribuir, pode levar a doação na entrada do evento.

• Acessibilidade
As obras de acessibilidade continuam em Rio Fortuna. Após a instalação de corrimões nos acessos da Secretaria de Agricultura e Secretaria da Assistência Social, foi iniciado na última semana o melhoramento na Escola Municipal Professor José Boeing. O pátio interno ganhará calçamento com lajotas e a entrada principal será recuperada. Nota 10!

• Infraestrutura
Prefeito Lindomar Ballmann participou de uma audiência com o presidente Departamento de Estado de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, para tratar de convênios para recuperação de estradas estaduais. A prioridade é buscar recursos para a manutenção da rodovia que liga o município até a comunidade de Rio Gabiroba, em São Martinho. Também esteve presente com os vereadores Celio Effting e Silvio Heidemann no Dia de Ação do Governo, que trouxe a Braço do Norte o secretário de estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso. Além de reforçar os pedidos de melhorias para a região, as lideranças de Rio Fortuna solicitaram através de ofício a revitalização da SC-108 entre Braço do Norte e Rio Fortuna, bem como a elaboração do projeto para pavimentação da rodovia entre Rio Fortuna e a comunidade de Rio Gabiroba, em São Martinho.