Por dois anos, a rainha de Rio Fortuna Andrea Isadora Rosing e as princesas Natalia Ricken e Juliane Back terão a missão de promover e divulgar o município em seus eventos, como a Expofortuna e a Gemeindfest. A realeza foi eleita durante as festividades alusivas aos 59 anos de emancipação de Rio Fortuna na última quarta-feira, dia 21. Ao todo, oito moças desfilaram perante os jurados para convencê-los de seus atributos. Com muita emoção, Andrea, Natalia e Juliane receberam das antecessoras Milena Buss Duesmann, Isadora Dircken Ricken e Tatiane Henkemeier as coroas e faixas características aos títulos. Bom reinado, meninas!

Foto 01

• Apae recebe doação
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) recebeu do Cursilho de Rio Fortuna uma doação de alimentos não perecíveis, que muito ajudará a complementar a alimentação dos alunos da escola especial. A entrega foi realizada na sede da instituição na sexta-feira, dia 23. Ações como esta são sempre bem-vindas, pois, como a maioria dos hospitais filantrópicos, se não houver ajuda da comunidade, é praticamente inviável manter as portas abertas. Além de receber doações, a Apae de Rio Fortuna, que atende não só alunos da cidade, mas também de Santa Rosa de Lima, confecciona artigos como tapetes e toalhas e realiza pedágios para complementar a renda. A comunidade é solidária e sempre está à disposição para ajudar. Nota 10!

Foto 02

• Capacitações
É indiscutível a importância da capacitação profissional, pois além de se destacar, tornando-se mais competitivo no mercado, o cidadão terá melhor desempenho e produtividade, e consequentemente bons retornos financeiros. Por isso a Associação Comercial e Industrial de Rio Fortuna (Acirf), em parceria com a Associação Comercial do Vale de Braço do Norte (Acivale), promove cursos de capacitação voltados tanto para as empresas associadas quanto demais interessados. Na foto abaixo é possível acompanhar a agenda de capacitações para este ano. Para fazer a inscrição em algum dos cursos, basta entrar em contato com a Acirf pelo telefone (48) 3653-1371. Há pacotes com condições especiais!

Foto 03

• Cicloturismo
A Acolhida na Colônia está entre os seis melhores roteiros de cicloturismo do Sul, eleitos por Antonio Olinto e Rafaela Asprino, autores do “Guia de Cicloturismo – Circuitos do Sul”. O projeto se destaca porque é baseado no mesmo sistema associativo francês chamado Accueil Paysan, que promove a permanência do homem no campo, exercendo como função principal não o turismo rural, mas o próprio trabalho no campo. Em 2009, com o objetivo de ampliar e qualificar a oferta turística na área de abrangência da Acolhida na Colônia, foi iniciado o processo de roteirização para Cicloturismo. Somando-se à tendência nacional para a prática desta modalidade em Santa Catarina, os circuitos da Acolhida trazem o diferencial do vínculo direto com o agroturismo, valendo-se da estrutura já existente de pousadas, quartos coloniais, serviços de refeições e agroindústrias de pequeno porte, ao longo de caminhos bucólicos e recheados de atrativos naturais. O circuito ainda está em desenvolvimento, e existem algumas rotas demarcadas nos municípios de Urubici, Santa Rosa de Lima, Anitápolis e Rancho Queimado. Quem tem a oportunidade de desfrutar dos roteiros da Acolhida da Colônia, se encanta pelas belas paisagens, culinária típica, simplicidade do campo e o caloroso acolhimento dos agricultores. No site www.acolhida.com.br é possível encontrar mais informações e reservas.

Foto 4

• Conselho Tutelar
Na quarta-feira, dia 28, se encerra o prazo das inscrições para a eleição de novos membros do Conselho Tutelar de Santa Rosa de Lima. Os interessados em participar do pleito deverão inscrever-se no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas. São quatro vagas a serem preenchidas. Pode candidatar-se a conselheiro tutelar qualquer morador de Santa Rosa de Lima com mais de 21 anos e ensino médio completo, de comprovada idoneidade moral e em pleno gozo dos seus direitos políticos. O edital completo com todas as informações e regras sobre o processo eleitoral está disponível no site da prefeitura – www.santarosadelima.sc.gov.br.

• Sagrado Coração de Jesus
A comunidade de Rio dos Bugres, em Rio Fortuna, esteve em festa neste último final de semana. A comunidade celebrou seu padroeiro, Sagrado Coração de Jesus. Os festejos iniciaram na sexta-feira, com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e no domingo, 25, foi celebrada a Santa Missa da festa do padroeiro, além do tradicional almoço.

• Festa Country
As festas típicas do mês de junho também despertaram o interesse da Apae de Rio de Fortuna. A instituição irá promover para seus alunos uma “Festa Country”, com direito a trajes especiais e músicas temáticas. O evento será realizado na Sociedade Esportiva e Recreativa Municipal na quinta-feira, 29 de junho.

• Terço dos Homens
Sempre na última sexta-feira de cada mês é realizada na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Rio Fortuna, a “Oração do Terço dos Homens”. Nesta semana ocorre o quarto encontro, a partir das 19 horas. O primeiro foi dia 11 de fevereiro, quando, na Festa de Nossa Senhora de Lourdes, um grupo com mais de 20 homens iniciou as orações. Às segundas, é realizada a oração do terço na Igreja Matriz, a partir das 19 horas.