Você sabia que os tecidos também comunicam mensagens? Para entender quais mensagens cada tipo de tecido comunica, primeiro precisamos entender sobre como são constituídos os tecidos.

Podemos dividir em 2 tipos: as malhas e os planos, cada um deles tem efeitos diferentes na silhueta e também rendem sensações diferentes. As malhas são aqueles tecidos que quando puxamos as laterais eles esticam. São constituídos por fios tramados na mesma direção (horizontal).

Já os tecidos planos são resultantes do entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto, e eles não esticam quando puxamos as laterais em direção oposta.

Na prática o que mais importa é que esses dois tipos de tecidos transmitem mensagens bem diferentes: tecido plano parece (quase) sempre mais sofisticado e formal enquanto que a malha é sempre mais confortável e esportiva. Peças em malha não vão para eventos mais elegantes tipo festas ou casamentos e não são muito adequados para ambientes profissionais e/ou muito formais.

Já as peças em tecido plano vestem bem na maioria dos ambientes. Apesar da malha possuir elasticidade necessária para criar peças confortáveis e esportivas, existem maneiras de deixa-la mais refinada, com modelagens mais interessantes e cores mais neutras, além disso ela vai muito bem quando coordenada com uma peça de tecido plano, nesse caso conseguimos deixar o look equilibrado, nem muito formal, nem muito informal.

Para quebrar a formalidade do tecido plano, também podemos usar modelagens mais modernas e cores mais coloridas. Agora que você entende melhor desse assunto, procure escolher o tecido na hora de se vestir com mais intenção.
Beijo beijo