Revirando a história dos acessórios, podemos constatar que seu uso simbolizava poder desde o Egito antigo, para eles os acessórios também eram símbolo de status social e religião. Para as tribos Africanas, o acessório simbolizava misticismo e proteção, já que eram usados como amuletos.

Nos dias de hoje os acessórios são adornos que podem imprimir muitos significados e inclusive personalidade. Procuramos nos identificar com eles através do nosso estilo de vida e desejos de imagem. A maioria das pessoas cria essa conexão sem entender conscientemente o que cada elemento comunica, mas há no seu subconsciente uma explicação para tal escolha.

A comunicação nos acessórios se dá nos materiais com que são confeccionados, nas cores e também no seu formato. Linhas retas comunicam força, disciplina, formalidade, mas também são as linhas preferidas dos minimalistas. Linhas circulares comunicam informalidade, sensualidade e descontração, porém seus materiais também podem mudar essa comunicação.

Acessórios em metais são mais refinados enquanto os em acrílico ou em materiais alternativos como o couro, são mais despojados. Quando se trata de cores, sabemos que elas também têm muitos significados, cores mais sóbrias ou neutras serão sempre mais sofisticadas enquanto as mais vibrantes têm uma pitada de criatividade e alegria.

Enfim, os acessórios contam histórias e você é quem vai determinar que história quer contar através deles. Além de todo seu significado, os acessórios também podem ser usados como pontos estratégicos na silhueta, como por exemplo, o colar mais alongado, que cria uma linha vertical e traz a atenção para o centro do corpo, dando um efeito visual alongador.

Incrível né não?! Seja para comunicar uma mensagem, se apropriar de estilo ou causar efeitos visuais, os acessórios estão aí para o que der e vier, que tal agora olhar para eles com mais atenção e usar a sua criatividade para montar looks interessantes, heim?!