As dúvidas sobre a idade adulta dos animais de estimação são diversas e, para começar, deve-se estabelecer quando esse amadurecimento começa. Nos gatos, a idade adulta chega por volta dos três anos. Já no caso dos cachorros, se engana quem pensa que tamanho é documento.

O porte do animal é inversamente proporcional à rapidez com que amadurece. Para os animais de pequeno porte a idade adulta é atingida entre 10 e 12 meses de vida. Os de médio porte chegam nessa fase entre 12 e 16 meses, enquanto os de grande porte atingem mais tarde e podem levar até dois anos para chegar à vida adulta.

Na fase adulta de qualquer animal, o cuidado mais importante é com a saúde. Mudar a alimentação de filhote para a destinada a animais adultos é uma prioridade. Essa transição, no entanto, deve ser feita gradativamente para que o seu pet possa se acostumar com o novo alimento. “As mudanças bruscas não são somente estressantes, mas também podem causar irritação estomacal, vômitos e diarreia no animal de estimação”, explica o médico veterinário da Max e gerente técnico nacional da Total Alimentos, Marcello Machado.

Outra necessidade básica do cão adulto especificamente é intensificar o ritmo de atividades físicas, pois tanto gatos quanto cães tendem à obesidade na fase adulta. O importante é a concentração dessas atividades físicas combinadas com uma dieta balanceada e sem sair da rotina. Os snacks devem ser dados com espaçamento de tempo e sem exageros; para cães e gatos acima do peso, é recomendado nas versões light.

Os animais também já conhecem e estão adaptados aos objetos caseiros, visitas humanas e até mesmo outros animais, se inseridos no convívio diário durante o crescimento. Tudo isso gera mudança de comportamento do animal, que tende a se tornar mais forte e cheio de vitalidade, porém, mais obediente e sábio. “Essa mudança, para os tutores, pode ser facilmente confundida com apatia ou doenças, mas é extremamente normal na fase de amadurecimento”, acrescenta Machado.

No caso de animais que não foram treinados ou socializados na infância, a idade adulta pode consolidar os comportamentos viciosos e prejudiciais. Portanto, o treinamento de animais nessa fase tende a ser mais trabalhoso e delicado, mas é muito possível, e, com dedicação do animal, treinador e do tutor, pode mudar o temperamento do pet e a convivência em casa para muito melhor.

 

Dica
Se você puder colocar água e ração a um cão de rua, faça. É uma iniciativa que infelizmente poucos têm, mas que salva a vidinha destes anjos de quatro patas. No inverno, as ONGs precisam de doações de cobertores, roupas e casinhas, pois nossos peludos também sentem muito frio. Se você puder acolher um aumigo de rua, coloque um cobertor na sua garagem. Acolher quem necessita é um ato de amor. Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar estes seres que transformam nossas vidas.

 

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um email para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao e Snap Minhavidadecao.

 

Desta da semana
Foto 001
Aumigos, o destaque desta semana é Yoody,
um yorkshire de nove anos de vida. Sua mamãe Karolyne de Oliveira me contou que ele é muito bonzinho, mas muito ciumento, e que adora passear. Quando vê a guia, começa a pular feito louco. Ah, é muita fofura.

 

Adote um amigo
Foto 002
Pessoal, para adoção temos esta menina linda. É adulta, castrada e de porte pequeno, mas é gordinha, por isso parece ser maior. É muito calma e carinhosa. Quem quiser adotar essa fofura entrar em contato com a Lia pelo telefone (48) 99624-4480.