Cris Carara - Minha vida de cão Contato: a_crris@hotmail.com
Cris Carara – Minha vida de cão
Contato: a_crris@hotmail.com

Saúde oral debilitada pode levar a consequências mais graves, como a anorexia. Snacks específicos e escovação ajudam a prevenir enfermidades periodontais.

Hoje, vamos falar sobre gengivite em nossos aumigos. Doenças periodontais, como a gengivite, são as mais comuns nas clínicas veterinárias e acometem de 80 a 85% dos cães adultos, principalmente os de raças pequenas. A evolução dos sintomas dessa enfermidade pode causar outros problemas ainda mais graves. “Doenças periodontais podem comprometer a capacidade de alimentação dos animais e ter como consequência a anorexia”, pontua a coordenadora da Comunicação Científica da Total Alimentos e médica veterinária da Equilíbrio, Bárbara Benitez.

De acordo com a especialista, os tutores devem estar atentos a qualquer sintoma e podem colaborar oferecendo alimentos específicos que auxiliam na boa saúde oral dos cães. “Existem snacks formulados com hexametafosfato de sódio, o qual impede a mineralização da placa bacteriana em cálculo. Além disso, uma inovação no mercado é a inclusão de própolis nesses snacks, um agente natural que ajuda no controle de bactérias e evita o mau hálito (halitose) do pet”, explica Bárbara.

Alimentos precisam estimular a mastigação
Além do conteúdo nutricional, a textura, consistência e forma do alimento também são fundamentais para saúde oral dos cães. Segundo a médica veterinária é preciso existir atrito entre o alimento e os dentes do animal para que ocorra a limpeza das superfícies dentárias. “Há pessoas que estranham o formato e até acreditam que as rações são muito duras, no entanto algumas características do alimento estimulam a mastigação e limpeza dos dentes”, explica.

Entenda os sintomas e previna o seu cão
• Halitose: é o mau hálito, odor desagradável oriundo da cavidade bucal do animal. Pode ser causada, principalmente pela higiene bucal deficiente e presença de placa bacteriana.
• Disfagia: trata-se da dificuldade de deglutição, isto é, o animal faz muito esforço ou não consegue ingerir o alimento.
• Ptialismo é salivação excessiva do cãozinho.

O que é anorexia canina?
É a perda ou ausência do apetite dos cães. Este sinal clínico pode ocorrer por diversos fatores, entre eles as doenças periodontais: “Se o cão está com gengivite, por exemplo, sentirá dor ao apreender, mastigar ou deglutir e, então, rejeitará o alimento”, explica Bárbara. A veterinária pontua ainda que os donos devem estar alerta às atitudes dos pets. “Alguns problemas não são tão visíveis, logo, é preciso verificar se o animal está se alimentando como de costume e dar importância a qualquer modificação de comportamento alimentar.

Pessoal, essa menina linda foi degradada em frente ao sítio da cuidadora Ivania. Como ela está superlotada não consegue cuidar dela, mas está dando comida e água. Por ficar na rua, corre o risco de ser atropelada. Será de porte pequeno, é muito dócil e carinhosa. Quem puder adotar esta pequena entre em contato com a Ivania via WhatsApp  (48) 9996-3059 ou pelo Facebook: Ivania Beatriz Pires Camargo - Foto: Divulgação/Notisul
Pessoal, essa menina linda foi degradada em frente ao sítio da cuidadora Ivania. Como ela está superlotada não consegue cuidar dela, mas está dando comida e água. Por ficar na rua, corre o risco de ser atropelada. Será de porte pequeno, é muito dócil e carinhosa. Quem puder adotar esta pequena entre em contato com a Ivania via WhatsApp (48) 9996-3059 ou pelo Facebook: Ivania Beatriz Pires Camargo – Foto: Divulgação/Notisul
Castração com preços especiais, quem se interessar entre em contato por meio do telefone 3199-4004
Castração com preços especiais, quem se interessar entre em contato por meio do telefone 3199-4004
Aumigos, para adoção temos este gatinho superfofo! Tem 2 meses de vida é superdócil e carinhoso! Tem castração garantida. Quem puder adotar entre em contato via telefone (48) 98421-9811 - Foto: Divulgação/Notisul
Aumigos, para adoção temos este gatinho superfofo! Tem 2 meses de vida é superdócil e carinhoso! Tem castração garantida. Quem puder adotar entre em contato via telefone (48) 98421-9811 – Foto: Divulgação/Notisul

Dicas
Se você puder colocar água e ração a um cão de rua, faça. É uma iniciativa que infelizmente poucos têm, mas que salva a vidinha destes anjos de quatro patas. Com os dias superquentes que estamos tendo, as ONGs precisam de doações de caminhas, casinhas e ração. Nossos peludos também sentem sede e fome. Acolher quem necessita é um ato de amor.  Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar estes seres que transformam nossas vidas!

Participe!
Se você, assim como eu adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um e-mail para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram: @pipaminhavidadecao, Facebook: www.facebook.com/minhavidadecao e Snap: Minhavidadecao.

Ajude a manter essas vidas
Infelizmente, a velocidade para doar cães e gatos não é a mesma das contas vencendo, então venho aqui para pedir a ajuda de vocês. A Ivania é uma cuidadora muito dedicada e empenhada pelos seus aumigos. Ela precisa de 80 pessoas para apadrinhar um aumigo com o valor de R$ 50,00 mensais até que o afilhado ou afilhada seja doado ou vire estrelinha. Precisa também de doação de ração. Nos álbuns dela, no Facebook, há fotos de quase todos eles e você pode escolher o seu afilhado. Sem ajuda ela não consegue dar uma vida digna para os animais. Entre em contato com a Ivania via WhatsApp (48) 99996-3059 ou Facebook: Ivania Beatriz Pires Camargo. Ou efetue um depósito na Caixa, agência 0410, operação 013, conta 15936-1. Unidos, somos mais!