#Pracegover Foto: na imagem há um cômodo em uma casa ou apartamento que está passando por reforma
#Pracegover Foto: na imagem há um cômodo em uma casa ou apartamento que está passando por reforma

Você já pensou em reformar a casa? Mas está sem dinheiro?

Bom, esse problema é recorrente, ainda mais em épocas de crise, não é mesmo?

A sua casa é para ser o lugar que você mais gosta de ficar, se ela não está a contento, não é um lugar muito prazeroso ou poderia ficar mais. O mundo que vivemos hoje é tão corrido, tão estressante, que muita coisa passa despercebido, inclusive aquele sonho de ter uma casa aconchegante e convidativa que você tinha quando alugou ou comprou o lar onde mora.

Os chineses diziam, a fluidez da vida passa pela harmonia em que nos encontramos, e uma casa harmoniosa e agradável, realmente deixa a vida mais leve e fluida. Então porque não começar a pensar sobre o assunto e deixar seu lar desse jeito?

Aqui abaixo eu listei 3 dias para você começar o ano de um jeito novo.

 

1. Projeto e orçamento

Tenho sido repetitivo nesse ponto, não é mesmo? Quem me acompanha por aqui, já sabe o quanto eu falo em projeto e planejamento, é que sem eles, tudo fica mais facilitado no futuro, não vão acontecer imprevistos, vai por mim!

Primeiro passo de tudo é ter um projeto da reforma, seja ele feito por arquiteto ou decorador (ambos os profissionais são os mais indicados para essa tarefa), ou até por você mesmo, se gosta e sabe se aventurar nessa área. Mas lembrando, tem que detalhar tudo, tecido da cortina, cor da parede, tipo de forro, tipo de piso, abrir uma sala, isso tudo para saber se vai caber no seu bolso.

Junto com o projeto, entra o orçamento, e com um projeto bem feito, você não terá surpresas na hora de começar a executar o planejado por você ou pelo arquiteto.

 

2. Reforma mais simples

Caso você tenha a intenção só de dar uma repaginada no seu ambiente, como pintar uma parede , colocar uma prateleira, colocar umas plantas e não em fazer uma reforma complexa, uma indicação muito boa é olhar alguns perfis em aplicativos, como o Instagram e Pinterest, lá existem todos os tipos de ambientes e para todos os gostos para você se inspirar e começar a fazer a sua repaginação.

Pensando nesse tipo de reforma, hoje em dia, o mercado já desenvolveu muitos materiais e móveis que não necessitam de profissionais habilitados para serem usados. Materiais como adesivos, que aplicados nos azulejos, já dão uma cara nova ao ambiente, ou então prateleiras simples, que basta fazer dois furos na parede, encaixar a prateleira e está pronto, ou ainda pintar caixas de madeira e colocar na parede para se usar como nicho ou então usar como nicho sob uma mesa e usar como pé.

Basta ter criatividade e vontade para ousar na hora de transformar o seu ambiente.

 

3. Cronograma

Se você ou o arquiteto já bolou as ideias que você queria, agora é hora de se planejar pra executar. Nesse ponto tem que prestar muita atenção no orçamento, que falei lá no item 1, porque não dá para começar e no meio não poder continuar por conta de falta de dinheiro.

Para fazer a execução do projeto, você tem que saber o quanto tem pra gastar, não é? Talvez seja interessante fazer um cômodo por vez, ou então fazer o piso da casa toda primeiro, ou então o gesso antes de tudo para não ter mais sujeira na obra (sujeira de gesso é dose viu?!). Essas etapas bem planejadas e definidas vão fazer com que você tenha domínio do que está acontecendo na reforma, no bolso e no tempo.

Pense qual o melhor jeito para você começar e também finalizar a sua reforma, seja por sua conta ou com a ajuda de um profissional. Não existe maneira certa de fazer as coisas, existe a maneira que melhor se encaixa para você.

Se você não tem esse domínio ou não sabe por onde começar e não tem muitos recursos para fazer, saiba que os arquitetos e designers são as melhores opções para ajudar você. Ao contrário do que a maioria pensa, esses profissionais não são caros. E se quiser conversar sobre algum projeto ou alguma dúvida mesmo que você tenha, pode me chamar no Instagram, @jorgehenrique.arqui, eu estou sempre por lá. 😊

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul