Prof. Dra. Luciana Flor Correa Felipe

Em um passado não muito distante, era comum as empresas formarem seus “times de sucesso” a partir das competências profissionais técnicas e acadêmicas (hard skills), e da experiência de trabalho de seus empregados, que tinham como atribuição, executar um “plano” pré-definido.

No entanto, as rápidas mudanças tecnológicas vivenciadas nos últimos anos, assim como os seus desdobramentos, têm mostrado que no novo mundo do trabalho, as soft skills (habilidades socioemocionais) são igualmente importantes para a sustentabilidade, a competitividade e o sucesso de qualquer negócio e/ou profissional.

Por isso, uma grande quantidade de empresas está chegando à conclusão de que um bom profissional, independentemente da sua área de trabalho, deve acumular conhecimentos técnicos, mas também habilidades pessoais/socioemocionais como: capacidade de gerenciar e controlar as emoções, habilidades de comunicação, liderança, adaptabilidade, solução de problemas, resiliência, interagir com o entorno, etc.

E, embora, a maioria dessas qualidades pareça intrínseca ao ser humano, da mesma forma que as hard skills (habilidades técnicas), esse mindset é passível de desenvolvimento. Ciente disso, a Unisul/Ânima possui o Programa Vida & Carreira que tem como um dos seus projetos a oferta, no semestre de ingresso no curso, de um componente curricular de mesmo nome.

O objetivo é apoiar os estudantes ao autoconhecimento assim como, facilitar a compreensão sobre o seu papel no mundo, além de ser mais um elemento de conexão com o mercado de trabalho. Estruturado a partir de 5 pilares: Eu comigo; Eu e meu universo acadêmico; Eu com os outros; Eu no mundo; e Eu e minha carreira, este Componente Curricular, estimula o protagonismo dos alunos, em seu processo de autogestão e planejamento de carreira.

Outro foco do Vida & Carreira é o engajamento social, por isso, durante o semestre o estudante é desafiado a desenvolver um projeto de inovação social, voltado à comunidade.
Segundo a Prof. Vânia Leite, uma das idealizadoras do V&C na Ânima Educação “O Projeto de Inovação Social é um meio de mobilização de competências socioemocionais, conferindo sentido à ideia de um profissional cidadão, consciente do seu papel no mundo”.

E, sob percepção do Prof. João Paulo Campos, coordenador do projeto, “trata-se de um processo de intensa produção de conhecimento, marcada pela transversalidade, onde pesquisa, ensino e extensão dialogam e edificam um marco no início da trajetória acadêmica do estudante”.

Em 2020/B, tive a oportunidade de trabalhar no grupo de professores do Componente Curricular Vida & Carreira e foi uma experiência incrível sob muitos aspectos, pela: a) diversidade (minha turma tinha alunos de 17 a 71 anos); b) multidisciplinaridade (os estudantes eram de duas áreas do conhecimento: Pedagogia e Psicologia); c) cumplicidade (vivemos desafios, principalmente relacionados ao distanciamento social e ao uso da tecnologia, mas também muitas superações e vitórias); d) aproximação de pessoas sensíveis, guerreiras, com histórias de vida nem sempre fáceis, mas com muita obstinação; e) construção e fortalecimento de amizades com outros professores de V&C de outras IES/Ânima e da Unisul Fpolis e Tubarão (sobretudo com as professoras Ivana Marcomim, Valdirene Campos, Maricelma Simiano Jung, Sidenir Niehuns e Simony Davet); f) vivência da cooperação e do compartilhamento: professor-professor, aluno-professor; aluno-comunidade; g) orientação de projetos brilhantes, que passaram por algumas incertezas, pivotagens, mas que ao final mostraram-se viáveis e totalmente comprometidos e aplicáveis ao entorno social local.

Além disso, os acadêmicos também relataram ótimo aproveitamento do V&C. Segundo a estudante Maria dos Anjos Domingues, que já é formada em Serviço Social e Direito e que no auge de seus 71 anos está realizando o sonho de cursar Pedagogia: “Tudo que foi apresentado revelou um futuro muito promissor. Um currículo inovador, voltado para uma realidade em transformação!!! Foi emocionante!!!”.

Assim como ela, a aluna Denise da Silva Ramos Mendes, ainda complementa: “Tivemos um grande aprendizado, com muitas vitórias, inovando dia a dia. Gratidão por tudo”. E, sob a percepção da acadêmica de Psicologia, Maria Luiza Buss Saturno, o V&C, “foi uma experiência com desafios e oportunidades novas, os quais me proporcionaram sair da zona de conforto, principalmente o projeto de engajamento social e o preenchimento de currículos. Aprendi muito! Além disso, é importante mencionar que o contato com pessoas de outros cursos foi muito construtivo”.

Os projetos de engajamento social que Maria Luiza se refere, foram desenvolvidos em grupos pela turma e, de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles:

1.Série de Podcasts para tornar a rotina dos estudantes do Ensino Médio mais saudável e produtiva, mostrando ainda a importância das Ciências Humanas, sobretudo a Filosofia e a Sociologia.

2.Série de postagens no Instagram @conexaomaterna e IGTV, com base em conhecimentos científicos, principalmente da Psicologia, sobre temas como maternidade, parentalidade e desenvolvimento infantil.

3.Tutorias em forma de vídeos no Instagram @ArtePetdaPsico ensinando passo a passo a produção de artesanato com materiais recicláveis.

4.Folders eletrônicos informativos, com dados científicos, alertando para os impactos do descarte irregular, no meio ambiente, de máscaras utilizadas para o combate ao COVID-19.

5.Doação de materiais de limpeza, máscaras e cartinhas personalizadas para os idosos do Asilo dos Velhinhos de Tubarão/SC.

6.Jogo de tabuleiro que visa promover a inclusão social de crianças com deficiências por meio da brincadeira e a conscientização.

7.Série de posts no Instagran @juntosvamosvencer visando a valorização e a troca de experiências entre profissionais da área de enfermagem em tempos de pandemia.

8.Tutorial eletrônico para professores, com dicas de ferramentas on line que tornem as aulas do ensino fundamental mais interativas.

9.Série de posts em redes sociais para ajudar as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida, principalmente em relação aos desafios enfrentados durante o ensino remoto.

10.Site voltado às dificuldades enfrentadas pelas mães com seus filhos, diante da sobrecarga causada pelo fechamento de creches e escolas na pandemia: https://sites.google.com/view/cardapiodebrincar/página-inicial.

Ao todo, no conjunto da Ânima Educação, foram mais de 800 projetos produzidos no Componente Curricular Vida & Carreira. Só na Unisul foram aproximadamente 200 projetos, de várias áreas do conhecimento; alguns já implantados, como o dispenser de álcool gel com sensor de movimento, que elimina a necessidade de toque e que foi doado para hospitais de Tubarão e Imbituba. Outros projetos podem ser conhecidos nos links: https://youtu.be/nzAZ_pCNDG4 e https://youtu.be/LlIcpvi_rNg.

Ainda sobre os projetos de engajamento social, a estudante Daiane Ribeiro do Prado acrescenta: “para mim, foi um grande desenvolvimento emocional, social e principalmente sociocultural no que diz respeito a nossa superação, com ênfase no mundo profissional. Porque nós tomamos consciência do potencial que já temos e aprendemos a desenvolvê-lo ainda mais esse semestre. Isso gerou resultados fantásticos. Aprendemos a observar e desenvolver nossas potencialidades. Foi muito edificador!”

Corroborando com a colega de turma, a acadêmica Elba Cleane dos Santos Maia, complementa: “Para mim foi fantástico, eu não tinha noção da proporção que o projeto tomaria. Foi uma experiência que me abriu perspectivas de futuro com relação a minha vida profissional e me mostrou como somos capazes de fazer coisas incríveis. Fiquei muito impactada”. E, por fim, o estudante, Luiz Henrique Cardoso, conclui: “Aprendizado e consolidação de conhecimentos, foi isso que o Vida & Carreira representou para mim”.

Eu como professora, só tenho a agradecer e parabenizar a todos pelos esforços e resultados!

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul