No dia 25 de dezembro, os cristãos celebram a natividade. E é justamente por isso que eu resolvi tocar neste assunto. Veja bem. Idade é algo interessante. Você não acha? Pense por alguns instantes. Porém, antes de você responder a sua idade deixe-me contar algumas histórias inspiradoras de pessoas empreendedoras e destemidas.

Vamos à primeira história. Após vinte e sente anos preso, aos 72 anos Nelson Rolihlahla Mandela se elegeu o primeiro presidente negro de seu país, África do Sul. Madiba, assim popularmente era conhecido, tinha um sonho -, acabar com a segregação racial entre seus povos. Como presidente empreendeu todos os esforços para que brancos e negros se tratassem como irmãos. E mesmo depois de seu mandato, Mandela continuou lutando pelas causas sociais e pela paz mundial. Em1993, consagrou-se vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
 
Vamos à segunda. Você conhece a Rede Globo? Roberto Pisani Marinho fundou a Rede Globo de Televisão, aos 60 anos. Pois é. Marinho foi um dos homens mais poderosos e influentes do nosso país no século 20 Hoje, a Rede Globo é uma das mais imponentes redes de TV do mundo. E cabe um destaque especial à Fundação Roberto Marinho, que ele próprio fundou para apoiar iniciativas educacionais no Brasil e no planeta.

Agora vamos à terceira história. Outra pessoa destemida e inspiradora que também merece destaque aqui neste texto de hoje é o meu pai. Seu Otávio Bittencourt, este homem, que aos 40 anos e já com quatro filhas criadas resolveu adotar um menino. Hoje, graças à sua coragem eu estou aqui para contar estas histórias. Se não fosse esse homem eu não estaria aqui escrevendo estes textos semanais que nos levam a pensar um pouco em nossas vidas pessoais e profissionais.

Dito tudo isso, eu preciso revelar o motivo do tema de hoje. Ok, agora vamos à minha história. É que nesta semana eu completo 40 anos. Pois é. Eu nunca me imaginei com 40 anos. Será que estou velho demais? Ou muito jovem para me achar velho? Será que eu já conquistei tudo que deveria ter conquistado até esta idade, de acordo com as imposições da sociedade moderna? Eu não sei. São tantas perguntas!

Segundo o pensador francês Victor Hugo, “Quarante ans, c´est la vieillesse de la jeunesse, mais cinquante ans, c´est la jeunesse de la vieillesse.” Ou seja, Quarenta anos é a velhice da juventude, mas cinquenta anos é a juventude da velhice! Entendeu?
Na verdade, na minha opinião, o mais importante de tudo é que independentemente de quantos anos você tenha, fique sabendo que você pode transformar o seu sonho e o de outras pessoas em realidade. Pense nisso. Fé em Deus e sucesso!

Cursos gratuitos de verão

• Universidade dos Correios oferece cursos gratuitos com certificado. Você está querendo participar de uma qualificação de qualidade através da internet? Então torne-se um aluno da Universidade dos Correios. O projeto oferece diferentes opções de cursos gratuitos online, que são abertos à comunidade. Outras informações pelo site www.unicorreiosead.correios.com.br.

• A Secretaria de Educação a distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco lançou o curso gratuito de espanhol voltado para os negócios. Para participar, basta acessar o site www.sead.univasf.edu.br, o curso é gratuito.