Alguém aí já assistiu algum filme de terror? Pelo sim, ou pelo não, é bom saber que os filmes de terror sempre tentam causar uma reação emocional negativa nos espectadores. No meu caso, quando escolho algum filme para assistir – ou assisto para relaxar, ou para aprender algo novo, ou para dar risadas, ou para chorar, fora isso, prefiro os livros. Bem que, ultimamente venho preferindo os livros. A televisão tá ficando mais desligada do que ligada.

E se você não sabe, os roteiristas dos filmes elaboram e escrevem nos mínimos detalhes as cenas para ter sucesso em sua empreitada – assustar você! Apesar de utilizar esse tipo de estratégia, esse gênero de filme é sempre bem sucedido no mercado cinematográfico.
Neste momento você deve estar se perguntando – o que isto tem haver com o currículo profissional? O que um filme de terror, os roteiristas de filmes e tal tem haver com o currículo? Eu respondo: tudo haver!

Que saber como? Eu explico agora. Não faça do seu currículo profissional um show de horrores! Não queira ser o roteirista do seu currículo que vai causar uma reação emocional negativa nos recrutadores. Você já deve estar cansado de saber que o currículo é uma das principais ferramentas na conquista de uma oportunidade no mercado de trabalho. Portanto, seja o roteirista que vai causar uma reação emocional positiva nos recrutadores com o seu currículo.

Eu e a Catho online preparamos um roteiro do que não ter no seu currículo profissional. Leia atentamente e seja um roteirista de sucesso com o seu currículo. Acompanhe as dicas que valem ouro.

Curriculum Vitae – Muitas pessoas ainda usam o termo ultrapassado no início do currículo. Não precisa colocar nenhum título no CV, afinal, a primeira coisa que deve ser vista é o nome do profissional, seguido de seus dados pessoais, experiências e conhecimentos.

Número de Documentos – Não é necessário. Hoje as empresas, em sua maioria, só necessitam destes dados no momento da contratação.

Pretensão Salarial – É importante demonstrarmos certa flexibilidade. Em alguns casos, um emprego com salário um pouco mais baixo, porém com muitos benefícios, pode ser o desejo de muitos profissionais. Somente cite a pretensão salarial se no anúncio da vaga solicitar. Caso contrário, deixe esta informação de fora.

Referências profissionais – Estas informações devem ser entregues em folha à parte, caso solicitado no momento da entrevista. Não devem constar no currículo.
Assinatura – Existem alguns documentos que pedem assinatura no final, como uma carta, por exemplo. Entretanto, o currículo é outro tipo de documento e a assinatura é algo totalmente dispensável.

Foto – Só quando solicitado. E se caso for, cuidado com a foto. Nada de foto de balada e tal. Prefira uma foto de acordo com o perfil da vaga. Procure colocar uma foto que enquadre o rosto com parte do ombro e tronco, como nas tradicionais fotos 3×4. A foto deve transmitir simpatia e alegria, sempre com bom senso.

Eu acredito que converter um roteiro de filme em imagens não deve ser tão fácil quanto parece, e entendo que muitas vezes ele é submetido a inúmeras operações até estar apto para as filmagens, e não raro é necessária a intervenção de vários roteiristas. Digo isso, para finalizar o texto de hoje, lembrando à você que não é feio pedir ajudar para elaborar um roteiro de sucesso, ou seja, peça para alguém ler o seu currículo após você escrever. Tomou nota? Agora capriche no texto, sem erros de português, e coloque somente o que é realmente importante no seu currículo profissional. Sucesso!


Mural de Vagas

• A empresa Revelux, de Capivari de Baixo, contrata analista de PPCP. Formação em engenharia de produção. Interessados comparecer na empresa no bairro Vila Flor.

• O Angeloni Supermercados de Tubarão contrata repositor de loja, embalador, serviços gerais (sexo masculino), atendente de cartões e recepcionista de cartões. Interessados comparecer ao supermercado com carteira de trabalho e currículo.

• Transportes Capivari contrata serviços gerais. Sexo feminino. Com disponibilidade para trabalhar finais de semana. Interessadas devem comparecer pessoalmente na empresa Transportes Capivari em Tubarão, na Av. Exp. José Pedro Coelho, bairro Revoredo.

• A Unicred contrata gerente de agência para a cidade de Garopaba. Outras informações pelo site vagas.com.br.