Atualizar o currículo. Procurar vagas. Enviar o currículo. E a maratona de entrevistas. Este é o roteiro básico de um processo de busca de trabalho. Claro, na teoria é simples. Agora, na prática! Isso dá uma dor de cabeça danada!

Exaustão psicológica, fadiga muscular, desânimo, depressão, tendências suicidas, temperamento agressivo, e um possível curso ao uso de drogas. Estes são alguns dos sintomas vividos por aqueles profissionais que estão desempregados à procura de emprego.

Para aqueles que já estão desempregados o mais importante é não perder a esperança. Já foi dito: a esperança é a última que morre! E tenho certeza que você não é aquele tipo de pessoa que mesmo antes de começar já se considera derrotada. Ou é? Então, faça contatos. Converse com os seus familiares. Peça ajuda. Acione os amigos. Os amigos dos amigos. E o fundamental de tudo – procure emprego todos os dias. Nunca desista.

Veja bem! Eu não tenho a pretensão de tapar o sol com a peneira. As pessoas andam assustadas com o fantasma do desemprego. E empresas da nossa região continuam demitindo. Toda semana recebo notícias demissões. E para mim a culpa dessa alta taxa de desempregados, é a legislação trabalhista brasileira e sua falta de flexibilidade. E, a solução é em longo prazo. Porém, isso pode ser assunto para outro texto. Hoje eu quero conversar com os trabalhadores empregados.

Para você que está empregado o papo é reto – não existe emprego para toda vida. Estabilidade e garantia de emprego por um período de tempo determinado somente para aqueles funcionários que fazem parte da CIPA (Comissão interna de prevenção de acidentes) e para os que são diretores do sindicato. No mais, o dia do juízo final pode chegar para qualquer um a qualquer momento.

Fique atento! Segundo a autora Claudia Giudice em seu livro – A vida sem crachá, o melhor jeito de procurar emprego é empregado. Está de saco cheio e quer mudar de vida? Planeje sua saída, monte seu plano B e preserve o seu salário até a hora de dizer adeus, afirma a autora.

Depois de longos vinte e três anos exercendo sua profissão Claudia Giudice foi sumariamente demitida, devido a série de cortes determinados pelas necessidades orçamentárias da empresa. A autora conta em seu livro que em vez de cair no desespero, decidiu transformar o limão numa limonada.

A minha dica preciosa é: não peça demissão hoje. Trace um plano. Sem um plano, você vai ficar à deriva, ou melhor, sem rumo! Esse plano pode se empreender um negócio próprio ou uma recolocação no mercado de trabalho, mas faça um plano. Não se afobe. Tenha cautela. E se caso o texto não convenceu você a não pedir demissão hoje, talvez a Claudia Giudice pode ajudar. Acesse: www.vidasemcracha.com.br

Mural de Vagas
• Compasso Construtora contrata servente de pedreiro. Tubarão. Outras informações via WhatsApp: (48) 99970-9064.
• OAB/SC oferece oportunidade de estágio para a área administrativa. Curso superior na área. Comparecer à OAB de Imbituba hoje e amanhã. Levar currículo. Rua Francisco Cândido Xavier, nº 536, Centro Imbituba.
• Eraldo construções oferece oportunidade de estágio para engenharia civil. Em Laguna. Interessados devem enviar o currículo com foto para o e-mail: patrick@eraldoconstruções.com.br
• Biscoitos Fernandes, em Jaguaruna, contrata padeiro(a) com experiência. Outras informações via telefone: 99837-0550.