Primeiro, quero pedir para você, se não for incômodo, indicar ou ler este texto para algum jovem em idade escolar (ensino médio, técnico ou universitário). Por quê? Você e eu sabemos que maioria esmagadora dos jovens não possui o hábito da leitura, muito menos de jornal impresso. E isso por si já é um fato agravante ao assunto que vou expor hoje.

Lembre-se: não tá fácil para ninguém. Como bem já disse o filósofo da música brasileira – Tom Jobim, “o Brasil não é para principiantes”. E o que mais me preocupa neste momento são os jovens. A juventude anda cabisbaixa. Sem esperança. Sem perspectiva de futuro. Sem esperança de encontrar um emprego. Veja bem, os adultos exigem experiência dos mais jovens, porém não dão oportunidade de aprendizado. Então como ter experiência?

Vamos abrir as portas para os jovens. Vamos motivá-los a seguir seus sonhos. Vamos dar oportunidades aos jovens. Faça sua parte, que eu faço a minha, mas vamos juntos nesta corrente para o bem do nosso país.

Segundo o médico e escritor Augusto Cury, a juventude está despreparada para viver nessa estressante sociedade. Os jovens precisam desenvolver urgentemente resistência intelectual e emocional para suportar perdas, derrotas, humilhações, injustiças.

Ora, a que ponto chegamos! De acordo com mais recente pesquisa: O desemprego para os jovens de 18 a 24 anos é ainda mais desolador do que para o resto da população. Dados do IBGE revelam que a taxa média de desemprego no Brasil foi de 11,8% em 2016. Mas, para os jovens nessa faixa etária, chegou ao nível recorde de 25,7%.

O que devemos fazer urgentemente? Estenda a mão! Console. E diga que nem tudo está perdido. Se você for empresário ofereça oportunidades de estágio. Se você for um cidadão comum, sensibilize. Peça para abrirem as portas para um jovem. Tanto faz se for uma oportunidade de trabalho ou uma vaga de estágio, abram uma porta. Ou, por acaso você for professor, insista para que eles adquirem o hábito da leitura, e reafirme que o único caminho para enfrentar essa situação é estudando.

E para você jovem o papo é reto – fique sabendo que fazer um estágio ajuda muito, enriquece o currículo e facilita a obtenção de emprego. Pense nisso! Não desista. Em resumo, eu quero finalizar com a letra da música do Charlie Brown Jr. “Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério / O jovem no Brasil nunca é levado a sério”.


Mural de Vagas

• Lojas Koerich, em Tubarão, contrata vendedor. Ambos os sexos. Outras informações pelo site vagas.com.br.

• Unicred contrata gerente de relacionamento para Tubarão. Outras informações pelo twitter @ahoradoemprego.

• Guimarães produtos de Limpeza, em Capivari de Baixo, contrata servente de limpeza. Interessados devem entregar o currículo na empresa, na rua Manoel Francisco, bairro Vila Flor.

• Michels Distribuidora de Alimentos contrata vendedor externo para atuar em Laguna, Imaruí, Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes. Necessário veículo próprio, preferencialmente moto. Envie seu currículo para o e-mail: vendas@michelsdistribuidora.com.br.

• Supermercado Tieli, em Braço do Norte, contrata confeiteiro. Interessados devem enviar o currículo para o e-mail: rh01@tieli.com.br.