Quando eu proferir este ditado para o meus alunos de engenharia da Ufsc, na disciplina de biotecnologia, o coro de gargalhadas foi geral. Se todos soubessem com se faz as leis e como se fabricam os embutidos, todos aprenderiam a votar e não comeriam embutidos. Pois é! Ditado antigo que cai como uma luva para atualidade do nosso país. É, ou não é? E há males que vem para o bem, já dizia minha mãe! Costumo quebrar o gelo em minhas aulas com algumas pitadas de humor. Mas, que não deixam de ser verdade.

Todos os dias o que mais ouço são notícias de demissões. Já são 13,5 milhões de pessoas sem trabalho, o que significa 13,2% da população em condições de produzir. Mas é claro que eu ouço também muitas notícias de contratações. Infelizmente notícia ruim se espalha mais rápido, é ou não é? O setor naval, devido à ação da Operação Lava-Jato, entrou em colapso. Demitiram-se mais de 50 mil trabalhadores. Cidades inteiras quebraram.

Com a Operação Carne Fraca da justiça brasileira, muitos profissionais inocentes foram demitidos. Que a justiça seja feita. Os culpados devem ser punidos no rigor da lei. Entretanto, muitos profissionais não envolvidos diretamente foram afetados. Para aqueles que foram demitidos fica meu carinho fraterno, e aos culpados seja feita a justiça.

Portanto, destes ditados, e fatos da atualidade brasileira eu resolvi bolar três passos para aqueles que desejam se recolocar e/ou ingressar no mercado de trabalho mesmo diante destas circunstâncias. Dos três passos que vou expor para você na sequência deste texto de hoje, muito provavelmente já conhece, porém não custa nada lembrar. Ainda mais que a situação econômica do país ainda não saiu do atoleiro. Então vamos aos passos:

• O primeiro é contar um dia de cada vez. Você nem sabe se vai estar vivo amanhã. Não, eu não estou sendo pessimista, só realista, então pare com essa neura de ansiedade e busque fazer de cada dia uma nova oportunidade de ter sucesso em sua busca;

• O segundo passo é ter atitude de vencedor. Para o escritor Alexandre Rangel, quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente dos demais. A diferença, de acordo com o escritor, está no que cada atleta faz com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização. Tem o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que quiser. Traz dentro de você o potencial para conquistas extraordinárias. Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. Mas é você quem deve fazê-lo acontecer, quem precisa assumir o compromisso e realizar o que for necessário para atingir o sucesso de que é capaz.

• O terceiro passo é estar preparado. Um currículo bem escrito é um diferencial para despertar a curiosidade no entrevistador, e ele não desperdiçará a oportunidade de conhecer você. Pesquise um pouco sobre a empresa, conheça mais sobre a sua atuação. Ao ser chamado para a entrevista, chegue sempre um pouco antes e nunca se atrase. Agora, é com você. Sucesso!

Mural de Vagas
• Granja Pinheiros, em de Grão-Pará, contrata engenheiro de alimentos. Com disponibilidade de horários. Interessados devem enviar o currículo, mais cópia do diploma de ensino superior para o e-mail: rh5@granjapinheiros.com.br.

• Contrata-se assistent controller. Com inglês fluente. Para trabalhar em Tubarão. Outras informações pelo site vagas.com.br.

• Seleciona-se representante comercial. Com experiência. Trabalhar na região de Tubarão. Trabalho comissionado. Necessário ter carro ou moto. Interessados devem enviar o currículo para o e-mail: ahoradosempregos@gmail.com.

• Supermercado Tieli, em Imbituba, contrata gerente de loja. Com experiência. Interessados devem enviar o currículo para o e-mail: jeovania@tieli.com.br.