Diariamente eu sou abordado por diversas pessoas. Na padaria, no posto de combustíveis, na farmácia, na rua, no supermercado, na praia, no parque, na papelaria, na oficina mecânica, ou seja, em praticamente todos os lugares que habitualmente costumo frequentar. O que estas pessoas desejam? Emprego. Na maioria das vezes para elas mesmas. Em outros momentos buscam alguma dica para seus conhecidos.

Acredito ser uma atitude acertada. Claro, com bom senso e respeito que cada lugar e momento merece, não tenho nenhuma objeção. O que me deixa realmente preocupado é a falta de foco. A maioria das pessoas que me procura com o objetivo de conseguir um emprego não sabe o que quer ou o que procura.

Quando eu pergunto o que elas sabem fazer, a maioria responde que sabe fazer qualquer coisa! Hora, como assim qualquer coisa, eu me pergunto. Daí eu pergunto novamente -, qual área pretende atuar, a resposta em coro é: qualquer uma, o que vier é lucro.

Gente, a dica que vale ouro com esse tema de hoje é: evite um currículo “pau-para-toda-obra”. Não saia atirando para todos os lados. Eu sei que quando estamos desempregados a situação em certos momentos é desesperadora, mas lembre-se de que você não está se candidatando aleatoriamente a vagas de emprego.

Portanto, antes de sair por aí entregando currículos defina o que você procura. Qual é a sua área de atuação? Qual o seu perfil? Qual vaga se encaixa melhor no seu currículo? E, segundo o escritor, palestrante e instrutor de liderança empresarial, Steve Chandler, pau para toda a obra é excelência em nada. E excelência em nada significa pobreza e falência. Entendeu? Caso você não tenha entendido, por favor, releia o título deste texto.

O fato é: para quem não sabe o que procura, quando encontra, não reconhece. Outro detalhe importante é adequar o seu currículo à vaga em questão. Sendo mais específico possível, ou seja, acrescentando ou retirando o que considerar mais apropriado a cada oportunidade. Desta forma você aumenta exponencialmente a sua chance de ser chamado para uma entrevista de emprego. E eliminado de vez a sensação de que o universo conspira contra você. Fé em Deus e sucesso!


Mural de vagas

•  Engie Energia, em Capivari de Baixo, contrata técnico de manutenção mecânica. São quatro vagas. Outras informações pelo Twitter @ahoradoemprego;

•  Empresa de Imbituba seleciona jovem aprendiz. Outras informações pelo Twitter @ahoradoemprego;

•  Empresa de Tubarão contrata designer gráfico. Interessados podem enviar o currículo para o e-mail: rh@skateco.com.br;

•  Alumínios e Vidros Tubarão contrata auxiliar de produção. Com ensino médio completo.

Masculino. Interessados podem enviar o currículo para o e-mail: rh@aluminiostubarao.com.br;
•  Restaurante Seven’s contrata auxiliar de cozinha. Com experiência. Interessados entrar em contato pelo telefone (48) 99187-5354;

•  Afubra, em Braço do Norte, contrata técnico agrícola. Interessados podem entregar currículo na Afubra (avenida Felipe Schmidt, 1073 – Centro – Braço do Norte);

•  Lojas Koerich, em Tubarão, contrata vendedor(a). Outras informações pelo Twitter @ahoradoemprego;

• Contrata-se assistente de logística para a cidade de Imbituba. Com ensino médio completo, e/ou com curso técnico completo e/ou superior cursando em Administração, Logística. Outras informações pelo site vagas.com.br.

Curso online gratuito
Ciee oferece curso gratuito online de inglês. Outras informações pelo site www.estudantes.ciee.org.br.

Estágios
Você ainda não achou uma oportunidade de estágio?  Então veja as vagas que estão esperando por você acesse: sgt.ielsc.org.br.