Na semana passada, fui sorrateiramente colocado contra a parede e não tive outra opção se não aceitar. Mesmo porque eu amo ir ao cinema, então, tudo tranquilo. Mas, eu ainda não fui assistir ao filme da Mulher-Maravilha, porém meu sobrinho (Caio) de 4 anos e minhas sobrinhas de 8 e 12 anos (Vitória e Sara) já me convenceram a assistir. Eu relutei e insistir de não ir. Eles me persuadiram. Sabe como?

Fizeram-me assistir um desenho animado da Mulher-Maravilha na TV aberta. Assisti e adorei. Logo após questionei o motivo deles adorarem o desenho.

A resposta foi unânime: “os personagens da Liga da Justiça, ou seja, os super-heróis incluindo a Mulher-Maravilha estes salvam o mundo dos vilões!”, responderam as crianças num só coro. Salvar o mundo. Ótima resposta. Pensei! Essas crianças nestas idades já pensam em salvar o mundo. Que bacana! Pensei superfeliz com a resposta.

Então os questionei: vocês desejam ser um super-herói e salvar o mundo como o pessoal da Liga da Justiça? – Sim, resposta unânime. – Como? Foi a pergunta que veio em seguida por parte da criançada; estudem e sejam engenheiros (as). – Engenheiro? Sim, respondi. – Por que engenheiro?, perguntou a minha sobrinha de 12 anos de idade. Os demais ficaram na expectativa de uma resposta superlegal e motivadora. Deu ruim! Pensei. Como convencer essa criançada de estudar para ser engenheiros, afinal são cinco anos de muito estudo e muitas noites em claro estudando para cálculo e etc. e tal.

Sem tempo para pensar na resposta, respondi de forma automática. Comecei assim: os engenheiros e engenheiras são super-heróis que salvam o mundo na vida real. Por exemplo: o engenheiro químico é o super-herói que projeta as estações de tratamento de água. Sem água boa para beber a gente não vive. Ele também projeta máquinas que transformam o ar poluído em ar limpo, bom para respirar, sem ar a gente não vive não é mesmo?, questionei as crianças!

O engenheiro civil é o super-herói responsável pela construção de pontes, estradas, túneis, prédios, casas, e sem uma casa para morar a vida é bem mais difícil não é mesmo?, questionei as crianças!

Continuando com a resposta, falei: existem muitos engenheiros super-heróis: engenheiro mecânico, engenheiro eletricista, engenheiro de materiais, engenheiro de produção, engenheiro ambiental, engenheiro agrônomo, engenheiro de pesca e mais alguns que também são superimportantes.

Para encerar o assunto com a criançada eu disse que os engenheiros são responsáveis por construir aviões, carros, naves espaciais, pontes gigantes, computadores, televisores, roupas que deixam a gente mais forte, cinema 3D e etc. e tal.

Afinal, são os engenheiros (as) que vão salvar a vida na terra. Por essa razão eu perguntei para as crianças: qual super-herói da vida real vocês querem ser? E, você leitor (a) que tal incentivar a criançada a salvar o planeta?

Mural de vagas
• Associação Congregação de Santa Catarina contrata advogado. Mais informações pelo twitter @ahoradoemprego.

• AWC centro automotivo de Braço do Norte contrata mecânico automotivo. Com experiência. Mais informações pelo fone: 3658-3125.

• O Ifsc seleciona professor substituto para o campus de Tubarão. Outras informações pelo site ifsc.edu.br.

• Unicred contrata gerente de agência para a cidade de Laguna. Mais informações pelo twitter @ahoradoemprego.

• Engeco – engenharia elétrica contrata eletricista. Formado ou cursando técnico em eletrotécnica. Residir aqui na região de Tubarão. Experiência com trabalho em eletricidade. Salário: R$ 2.036,00. Interessados podem enviar o currículo para o e-mail: josimar@engeco-sc.com.br.