Início Segurança Casa de Semi-Liberdade: Enfim, foi definido o local

Casa de Semi-Liberdade: Enfim, foi definido o local

Rafael Andrade
Tubarão

Dia 1º de dezembro deste ano. Esta é a data da reinauguração da Casa de Semi-Liberdade na região. O local escolhido e aprovado pelo judiciário, executivo e entidade responsável pela administração da casa é um imóvel pertencente ao estado. Será no bairro São João margem esquerda, em Tubarão.

A aprovação do local deu-se após uma reunião na sala de audiências da vara da família, órfãos, infância e juventude, no fórum de Tubarão, nesta sexta-feira à tarde. No encontro, foram debatidos os passos seguintes para a reabertura da entidade na região. Houve a concessão dos poderes judiciário, executivo e da organização não governamental (ONG) Oficina da Arte Comunitária (Odac), responsável pela administração da casa. “Acredito que o local é adequado e ficará de acordo com as necessidades”, frisa Adriana Silva, coordenadora administrativa do Centro de Internamento Provisório (CIP) e da Odac.

Itamar Bressan Bonelli, diretor de justiça e cidadania do estado, explica que o local aprovado pelo grupo será adequado, conforme acordado com o judiciário. “Vamos preparar a casa como é necessário e transformar em um lar, como deve ser”, garante Bonelli.

O promotor de justiça da infância e juventude da comarca de Tubarão, Osvaldo Cioffi Junior, pontua por que o bairro São João foi escolhido: “É um imóvel público. Também é próximo de escolas, de redes de saúde e transporte coletivo. Foram aprovados inúmeros critérios técnicos”, detalha Cioffi.

Três etapas ainda precisam ser cumpridas

O encontro no fórum foi coordenado pela juíza Mirian Regina Garcia Cavalcanti, que apontou prazos importantes que devem ser cumpridos na reforma do imóvel escolhido, no decorrer do ano, até a reinauguração da Casa de Semi-Liberdade.

“Todos concordaram com o local”, informa Mirian. Ela explica que foram elaboradas as três etapas principais: elaboração do projeto pedagógico e arquitetônico até o dia 30 do próximo mês. A obra será construída até o dia 30 de outubro. A instalação dos equipamentos e apresentação da equipe de trabalho ocorre até o dia 1º de dezembro, quando entrará em funcionamento.

A Semi-Liberdade atenderá adolescentes do sexo masculino até 17 anos. O local atende os menores infratores que estão em recuperação por terem praticados atos infracionais (conduta descrita como crime ou contravenção penal).
Ainda no encontro, ficou decidido que, em caráter provisório, até que a reforma do imóvel fique pronta, a Casa de Semi-Liberdade será instalada em um imóvel a ser locado pela secretaria de segurança pública.

Sair da versão mobile