Carnaval: Imetro-SC alerta sobre segurança em fantasias e acessórios

Foto: Imetro-SC - Divulgação: Notisul

Já é Carnaval em várias cidades e, para garantir a segurança dos foliões, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) reforça os cuidados na escolha de fantasias e acessórios. Máscaras, tiaras, chapéus e outros itens infantis são classificados como brinquedos e, por isso, devem possuir o Selo de Certificação do Inmetro, que garante conformidade com normas de segurança. Além disso, é essencial conferir a faixa etária indicada na embalagem, evitando o uso inadequado por crianças.

Atenção às fantasias e acessórios na folia

Os consumidores também devem ficar atentos às fantasias. De acordo com Vinícius Moreira, diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, é fundamental observar se a etiqueta contém informações obrigatórias, como a composição têxtil, os cuidados de conservação, a indicação de tamanho, os dados do fabricante ou importador, além do CNPJ e país de origem. Essas informações precisam estar disponíveis em português para garantir que o produto está de acordo com as normas vigentes.

Como denunciar irregularidades?

Caso o consumidor encontre irregularidades em produtos carnavalescos, é possível denunciar à Ouvidoria do Imetro-SC pelo telefone 0800 643 5200 ou pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br. A fiscalização busca garantir que todos possam aproveitar a folia com segurança e sem riscos desnecessários.