sexta, 26 de abril de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Caminhos da Educação - Patrícia Pozza

Planejar é preciso!!!

Publicado em 15/01/2019 00h36

Planejar é necessário, embora a vida não seja exata. E é justamente esta falta de certezas com relação à vida que justifica a necessidade de se organizar: o que se quer alcançar, qual a sua necessidade, como acontecerá e também levar em conta as dificuldades que se tem para obter o planejado. Ao iniciar mais um ano, a reflexão referente a este tema é fundamental.
 
Inicia-se fazendo uma lista de tudo o que se quer alcançar. Além de relacionar os bens materiais a serem adquiridos e os objetivos a serem alcançados com o próprio corpo, como o início de uma dieta saudável ou de exercícios físicos regulares, por exemplo. É importante incluir outros itens que se referem ao desenvolvimento pessoal e que não são menos importantes, como os que envolvem o aspecto intelectual (ler “tantos” livros por ano ou por mês, aprender uma nova língua, fazer um curso novo), emocional (desenvolvimento de determinadas virtudes pessoais como ser mais paciente com o cônjuge/filho, demonstrar mais afeto pelos familiares, aceitar melhor pessoas com opiniões diferentes), social (fazer e cultivar novas relações de amizade, ouvir com interesse as necessidades dos amigos) e, espiritual (orações diárias e semanais, idas aos templos religiosos).

Após a listagem dos objetivos para o ano, deixa-se este registro “de lado” por um ou dois dias. Depois faz-se a sua revisão vendo o que de fato é necessário no ano, cortando os itens da lista que não se enquadram na situação atual. Estes itens podem ser retirados porque não se ajustam ao orçamento, porque são supérfluos, ou devido ao fato de que para serem alcançados é necessário que primeiro outras condições se estabeleçam ou limitações pessoais sejam trabalhadas para que se chegue aos mesmos.

De posse da lista final com os objetivos do ano, determina-se a forma com que se vai alcançá-los e o tempo que se terá para a realização da atividade ou o momento para relembrar da necessidade do compromisso comportamental pessoalmente admitido. E este é um ponto importante. A lista deve estar fixada de forma bem visível, como por dentro de uma porta de armário de guarda-roupas, na contracapa da agenda pessoal ou transformada em uma marca de páginas para o livro do momento, de forma que diariamente possa ser vista e mentalizada como objetivo a ser desenvolvido. Além disto, mensalmente deve ser retomada como junto com o orçamento doméstico a fim de que se avalie a execução das metas e se retome, caso se tenha falhado ou algo tenha interferido no andamento, afinal a vida não é precisa.

Para concluir, tão importante quanto planejar é tomar nota das dificuldades pessoais para a realização dos objetivos que se quer alcançar. Muitos dos entraves estão geralmente relacionados as barreiras nas atitudes da própria pessoa que planeja como impulsividade, dificuldade em ouvir o outro, falta de respeito a limites/disciplina, insegurança, as quais também podem ser modificadas caso se tenha a disponibilidade em procurar formas de autoavaliação e modificação das ações no dia-a-dia. Por isso é importante tomar nota a fim de que estas limitações possam se tornar, quem sabe, um novo objetivo a ser trabalhado no próximo ano.

Feliz 2019 e muitas realizações de seus objetivos!


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital