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Caminhada da leitura

No ano passado, ao mesmo tempo que dava aulas na escola Escola Martinho Alves dos Santos, de Tubarão, a professora de português Ana Mari Corrêa Bornelli também era aluna. Ela participou do programa de Gestão de Aprendizagem Escolar, o Gestar, oferecido pela gerência regional de educação.

Durante o ano inteiro, ela utilizou o que aprendeu em sala de aula. E agora, a professora voltou a aplicar o ensinado nas oficinas. “Foi uma oportunidade maravilhosa. As oficinas eram ótimas. Então, neste ano, implantei o projeto Caminhada da Leitura, com os alunos das 7as série da manhã”, conta a professora Ana, empolgada.

O projeto é bem legal e funciona assim: primeiro, os alunos começaram a observar tudo que tinha escrito na sala: nos penais, nos cartazes, nas placas. Depois, foi todo mundo dar uma voltinha pela escola. Mas não foi só ver não, eles tinham que anotar as frases com palavras que desconheciam o significado.

Surgiu um monte de coisa que todo mundo diz que sabe, mas não sabe, como workshop e a sigla ACT. De volta à sala de aula, os estudantes foram descobrir, junto com a professora Ana, o significado de cada palavra. “Meu objetivo foi ampliar os conhecimentos e o vocabulário dos alunos”, destaca a professora.

Caça ao tesouro

Uma atividade bem diferente marcou a aula inaugural do ensino médio inovador, implantado na escola Dite Freitas, a Escola Jovem, em Tubarão.
A Caça ao Tesouro Interdisciplinar reuniu alunos e professores. Divididos em equipes, eles receberam pistas. Cada parte decifrada deixava uma das equipes mais próxima de encontrar o tesouro: uma caixa cheia de chocolates e uma sessão de cinema paga pela escola. O ensino médio inovador tem a proposta de oferecer oficinas aos alunos participantes, no período contra-turno. As aulas extras serão construídas, ao longo do ano, a partir do projeto Sou Corpo, Sou Mente. Sou Meio Ambiente. “Já pensamos em workshops de fotografia e música. Ao todo, serão ministrados 200 horas-aula em formato de mini-cursos durante o ano”, valoriza a professora de português Mara Elaine Saes.

Páscoa

“Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim: um bombom, dois bombons, três bombons só pra mim!?” Tudo bem que a musiquinha não é bem essa, mas a modificação é para acompanhar a iniciativa dos professores da escola Dom Joaquim, de Braço do Norte. Os educadores reuniram-se, fizeram a famosa vaquinha e distribuem, amanhã, um mimo de Páscoa aos alunos. A iniciativa começou há três anos e é o maior sucesso na escola. “Isto demonstra não só o carinhos dos professores pelos alunos e pela escola, mas também ensina a eles a importância de pensarem sempre no coletivo”, atesta a assessora técnico-pedagógica Zélia Della Giustina Guinzani.

Pais e mestres

Ontem, ocorreu a primeira reunião do ano entre os professores, direção e pais dos alunos da 1º série do ensino médio da escola Dite Freitas, a Escola Jovem, em Tubarão. Na pauta: a apresentação da instituição aos pais, o funcionamento da escola, a didática utilizada e as metas do ano.

Segurança alimentar

Os alunos das 8ª séries do ensino fundamental 2 da escola Escola Martinho Alves dos Santos, em Tubarão, já sabem os perigos da má alimentação. A instituição trabalha, neste primeiro bimestre, o tema segurança alimentar. A professora de português Ana Mari Corrêa Bornelli aproveitou a oportunidade para discutir os distúrbios alimentares com os alunos. Depois eles, fizeram vários cartazes com o que aprenderam.

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