Início Segurança Buscas por sobreviventes de prédio que desabou em Fortaleza entram no segundo...

Buscas por sobreviventes de prédio que desabou em Fortaleza entram no segundo dia

As buscas por desaparecidos continuam na manhã desta quarta-feira (16) na área de escombros do Edifício Andrea, que desabou nesta terça (15) no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza. Duas mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros e nove continuam desaparecidas.

A informação foi confirmada pela Corporação às 7h45 desta quarta. Autoridades do estado e do município estimam que cerca de 18 pessoas estavam no prédio quando ele desabou. Nove vítimas foram resgatadas com vida até o fim de terça, segundo os Bombeiros.

O trabalho de resgate às vítimas do desabamento se mantém ininterrupto desde o momento da queda do edifício, afirma o governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza, por meio de nota. O desabamento aconteceu por volta das 10h30 de ontem e um vídeo mostra a quando o prédio ruiu.

Equipes seguem na busca por sobreviventes após desabamento de prédio em Fortaleza 

De acordo com a prefeitura, a construção foi feita de forma irregular e não há registros oficiais do prédio. Até 1995, havia uma casa no lugar do Edifício Andrea. O primeiro imóvel foi erguido na década de 1970. O Conselho Regional de Engenharia do Ceará (Crea-CE) informou não ter o nome de um engenheiro responsável pela obra.

Os bombeiros estimam que os trabalhos de buscas pelos desaparecidos podem durar até três dias. Durante a madrugada desta quarta-feira, a retirada dos entulhos foi iniciada e caminhões foram usados para o transporte dos escombros. 

Morte confirmada na noite desta terça

Por volta das 18h de terça-feira, o governo do Ceará voltou atrás da confirmação inicial e afirmou que não havia, até aquele momento, nenhuma morte. A informação foi passada a ele pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado.

Logo após o acidente, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e os bombeiros haviam informado que ao menos uma pessoa havia morrido no desabamento. Não foi esclarecida a razão da divergência.

A confirmação de óbito foi, de fato, confirmada por volta das 23h55 de terça, pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda. A vítima é Frederick Santana dos Santos, de 30 anos. Ele estava em um estabelecimento comercial que funcionava ao lado do prédio, quando foi atingido pelos escombros.

Investigação rígida

O prefeito da cidade de Fortaleza (CE), Roberto Cláudio, manifestou apoio aos familiares e vítimas do desabamento do Edifício Andrea e prometeu que a sociedade terá uma “resposta clara a respeito das responsabilidades de pessoas envolvidas no acidente”. De acordo com o prefeito, órgãos de fiscalização urbana não tinham nenhuma informação sobre obras em andamento no edifício. 

Este é o segundo caso de desabamento na capital cearense. No início de junho, outro condomínio residencial sofreu danos estruturais em um desabamento parcial, e foi demolido pela prefeitura. O prédio ficava no bairro de Maraponga.

Governo estadual

Em publicação no Facebook, o governador do Ceará, Camilo Santana, informa que determinou o uso de toda a força operacional do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Samu e de todos os órgãos estaduais que possam colaborar no socorro às vítimas do desabamento.

“Estava chegando a Brasília para cumprir agendas quando recebi essa lamentável notícia. Cancelei toda a agenda e estou retornando imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate. Além das ações efetivas das nossas forças de segurança, façamos uma corrente de oração para que as vidas sejam salvas”, escreveu o governador.

Foto: Reprodução/RedeTV News

Sair da versão mobile