Início Notisul Escola Bullying… tô fora

Bullying… tô fora

 

Karen Novochadlo
Tubarão

Escola é local de respeito! Brincadeiras sem graça, como diz o nome, não têm graça alguma. Mas você sabe o que é bullying? Trata-se de comportamentos agressivos ou negativos com colegas e amigos, como xingar, brigar, humilhar. Pode parecer divertido para alguns, mas com certeza não é nada legal! 

 
E não há melhor lugar que a escola para falar sobre a questão. Ontem, alunos da escola municipal Francelino Mendes, em Tubarão, assistiram a um teatrinho sobre o tema, promovido por uma empresa privada com apoio da secretaria da educação da prefeitura. Os estudantes riram e divertiram-se bastante com as brincadeiras. E com certeza entenderam a mensagem: companheirismo e amizade são imprescindíveis. 
 
“Mostramos para os alunos que todos somos iguais. E o que não queremos para nós não devemos fazer para os outros”, orienta a diretora Lusana Knabben Bento. O tema bullying é trabalhado bastante em sala de aula. E as crianças já sabem de cor e salteado que o respeito é importante em qualquer lugar.
 
Cuide do seu jardim
Você contribui com a sua escola? Os canteiros de flores da escola Francelino Mendes são mantidos pelos alunos. Cada classe é responsável por um pedaço do terreno. Eles plantam, regam, adubam e cuidam das plantinhas. O trabalho é acompanhado pela disciplina de ciências. Ou seja, o conteúdo das aulas vai para fora das salas. Já pensou essa ideia na sua escola.
 
Notisul dentro da sala de aula
As matérias do Notisul contextualizam o conteúdo ministrado dentro das salas de aula. Os alunos de 4ª e 5ª séries da escola municipal Francelino Mendes utilizaram o jornal várias vezes como tema de redação. E também levam até três vezes por semana o jornal para casa. 
 
Um trabalho interdisciplinar…  muita vivência e diversão!
O Carnaval motivou um trabalho interdisciplinar na Escola Jovem. Durante o intervalo do começo do mês, os alunos participaram de uma festividade. Os estudantes foram embalados pelo DJ Fabricio Montanha, pai de uma aluna. Na disciplina de artes, a professora estimulou que os alunos produzissem máscaras, baseadas nos modelos de bailes. Em biologia, o tema foi os higiene e saúde do nosso organismo, na prevenção de viroses como herpes, hepatites, conjuntivite, Aids, entre outras DSTs.
 
Ensino inovador
Na última quarta-feira, alunos que integram o projeto Ensino Médio Inovador (EMI) da Escola Jovem visitaram a Tractebel e a Ferrovia Tereza Cristina. Também assistiram a uma palestra com a psicóloga Fernanda Milanez, com o tema “A importância do estudo em nossa vida” e participaram de uma gincana de Caça ao Tesouro. O EMI é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é diversificar o currículo com atividades que contemplem os eixos trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
Sair da versão mobile