O Brasil começa sua jornada nos Jogos Paralímpicos de Paris, com o objetivo de fazer a melhor campanha de sua história. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) enviou para a capital francesa a maior delegação da história da competição, composta por 280 atletas. Destes, 255 têm deficiência, 19 são atletas guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três são calheiros da bocha, dois são goleiros do futebol de cegos e um é timoneiro do remo.
Expectativa de superação de recordes
O presidente do CPB, Mizael Conrado, destacou a meta do Brasil para os Jogos Paralímpicos de Paris, que ocorrerão entre esta quarta-feira (28) e o dia 8 de setembro. O plano estratégico formulado em 2017 estabelece a conquista de 70 a 90 medalhas e a classificação entre os oito primeiros colocados. Contudo, a expectativa é superar as campanhas dos Jogos do Rio de Janeiro (2016) e de Tóquio (2020), onde o Brasil conquistou 72 medalhas em cada evento. No Japão, o país bateu o recorde de ouros com 22 medalhas, superando os 21 ouros obtidos em Londres (2012). Em 2016, o Brasil conquistou 14 ouros.
Participação em 20 das 22 modalidades
O Brasil estará presente em 20 das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos de Paris. As modalidades incluem:
- Atletismo
- Badminton
- Bocha
- Canoagem
- Ciclismo
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de cegos
- Goalball
- Hipismo
- Halterofilismo
- Judô
- Natação
- Remo
- Tênis em cadeira de rodas
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Tiro com arco
- Tiro esportivo
- Triatlo
- Vôlei sentado
Não haverá participação brasileira no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.
Busca pela medalha 400
O Brasil soma atualmente 373 medalhas em Jogos Paralímpicos desde a primeira edição em Roma (1960), sendo 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes. A delegação brasileira está em busca da medalha 400 em Paris, faltando apenas 27 pódios para alcançar essa marca histórica.
Cerimônia de Abertura
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris ocorrerá nesta quarta-feira às 15h (horário de Brasília). Pela primeira vez, o evento será realizado fora de um estádio, com o desfile dos atletas partindo da parte inferior da Avenida Champs-Elysées e se estendendo até a icônica Place de la Concorde, no coração da capital francesa.
Fonte: Agência Brasil