No sábado (31), 20 bombeiros militares de Santa Catarina iniciaram sua atuação em Mato Grosso do Sul para ajudar no combate aos incêndios florestais que afetam o estado. A equipe permaneceu em campo por 10 horas, enfrentando as chamas que devastam a região há mais de três meses.
Primeiras horas de combate mostram eficácia da estratégia
Os bombeiros catarinenses, com vasta experiência em combate a incêndios florestais, iniciaram sua atuação na cidade de Aquidauana, onde trabalharão por 15 dias. A estratégia adotada, que inclui operações noturnas, já apresentou resultados positivos.
Operação Pantanal 2024 conta com apoio especializado
Para o combate aos incêndios, a equipe catarinense utiliza uma série de equipamentos especializados, como caminhonetes 4×4, motobombas, abafadores, sopradores e retardantes químicos. Além disso, a operação conta com 12 bases avançadas e suporte de outras equipes.
A importância do reconhecimento prévio ao combate
Devido às condições climáticas adversas, a estratégia de combate inclui o reconhecimento das áreas afetadas durante o dia, quando a alta temperatura e baixa umidade dificultam a atuação direta. A preparação cuidadosa antes do combate é essencial para o sucesso das operações noturnas.