O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para viajar aos Estados Unidos e participar da posse do presidente eleito Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro, em Washington. Bolsonaro também pediu a devolução de seu passaporte, retido pela Justiça desde fevereiro de 2023.
Moraes exige comprovação oficial de convite
O ministro Alexandre de Moraes determinou que a defesa de Bolsonaro apresente um documento oficial que comprove o convite para a posse de Trump. Segundo Moraes, o pedido de devolução do passaporte não incluiu provas suficientes que justificassem a viagem ao exterior.
Passaporte foi apreendido em investigação do STF
O passaporte de Bolsonaro foi apreendido durante a Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, que investiga uma organização criminosa suspeita de planejar um golpe de Estado antes da posse de Lula, em janeiro de 2023. Desde então, a defesa de Bolsonaro tentou reaver o documento sem sucesso.
Bolsonaro destaca importância da posse de Trump
Bolsonaro afirmou que a posse de Donald Trump representa um “importante evento histórico” e agradeceu pelo convite. Em publicação nas redes sociais, ele também elogiou o trabalho do filho, deputado Eduardo Bolsonaro, na construção de laços com a família Trump.