Bolsonaro altera agenda: Tubarão, Joinville e Itajaí seguem fora do roteiro

Eduardo Valente Divulgação Notisul Digital

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu o governador Jorginho Mello (PL) e a militância de diversas cidades catarinenses ao excluir Tubarão, Joinville e Itajaí do roteiro de visitas programadas para amanhã e sexta-feira. Inicialmente, Tubarão e Criciúma estavam confirmadas, mas, a pedido do governador Jorginho Mello (PL), Joinville e Balneário Camboriú foram incluídas. Agora, apenas Balneário Camboriú e Criciúma permanecem no roteiro.

Nova rota de Bolsonaro em SC: quais cidades ficaram de fora?

Após pedidos do governador Jorginho Mello, cidades como Blumenau e Jaraguá do Sul chegaram a ser cogitadas, mas foram excluídas, junto com Tubarão, Joinville e Itajaí. A agenda foi ajustada para contemplar menos compromissos, atendendo às solicitações de logística de Bolsonaro, que não desejava realizar vários comícios em pouco tempo.

Informações de bastidores dão conta de que uma postagem no Twitter, em 2019, (hoje X, fora do ar por decisão do STF) feitas pelo então candidato a vereador, Estener Soratto (PL), criticando o então Presidente da República, e os filhos dele, provocaram indignação do líder da direita e o cancelamento das agendas na região. Em outra postagem, um vídeo que circula nas mídias sociais e grupos de app, também mostra o deputado Soratto, acenando a cabeça, de maneira positiva, enquanto Dionísio Bressan (PL), criticava a postura do presidente e dos filhos dele diante de denúncias de envolvimento em caso de corrupção. Soratto é presidente do PL em Tubarão e candidato à prefeitura da Cidade Azul.

Criciúma se mantém na agenda graças à deputada Júlia Zanatta

Reprodução Mídias Sociais Notisul Digital

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) interferiu diretamente para que Criciúma não fosse retirada da rota, garantindo a visita de Bolsonaro à cidade no dia 20 de setembro. A deputada tem uma relação muito próxima do um dos filhos do ex-presidente. O PL aposta na presença de Bolsonaro para impulsionar a candidatura de Ricardo Guidi (PL) À prefeitura da cidade de Criciúma.

  • Criciúma e Balneário Camboriú permanecem na rota
  • Tubarão, Itajaí e Joinville estão fora do roteiro
  • Jorginho Mello tenta recolocar mais cidades no mapa da visita

Expectativa em Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, o radialista Peeter Grando (PL) aposta na visita de Bolsonaro para fortalecer sua candidatura à prefeitura. A cidade também conta com Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente, como candidato a vereador, elevando ainda mais a expectativa em torno da passagem do ex-presidente.