Aneel anuncia aumento nos custos devido à escassez de chuvas e clima seco
Em setembro, a bandeira tarifária de energia elétrica será vermelha patamar 2, o que representa um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a decisão foi motivada pela previsão de escassez de chuvas e clima seco, levando ao acionamento de usinas térmicas, que possuem custos operacionais mais elevados.
Primeira vez em três anos que bandeira vermelha patamar 2 é acionada
Esta é a primeira vez em mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é ativada, após uma sequência de bandeiras verdes que começou em abril de 2022 e foi interrompida em julho de 2024 com a bandeira amarela.
- Última vez que a bandeira vermelha patamar 2 foi acionada: agosto de 2021.
- Bandeira verde retomada em agosto de 2024 após bandeira amarela em julho.
Clima seco e altas temperaturas agravam a situação dos reservatórios
Com a previsão de chuvas abaixo da média, os reservatórios das hidrelétricas devem ficar cerca de 50% abaixo da média, agravando a necessidade de acionar usinas térmicas para suprir a demanda energética.
Aneel orienta consumidores a economizarem energia
A Aneel destaca a importância do uso consciente de energia elétrica durante o período de bandeira vermelha patamar 2, incentivando a economia para preservar os recursos naturais e garantir a sustentabilidade do setor elétrico.