Início Geral Bancos terão que fazer transferências em 10 segundos

Bancos terão que fazer transferências em 10 segundos

Chega de esperar horas, ou dias, para receber uma transferência, ou depósito bancário. O Banco Central do Brasil determinou que as instituições serão obrigadas a oferecer aos clientes o sistema de pagamento instantâneo (Pix).

Por esse sistema, o dinheiro enviado terá que cair na conta do correntista em até 10 segundos, a qualquer hora do dia, ou da noite. A boa nova deve começar a partir de 16 novembro deste ano.

Todas as grandes instituições financeiras, com mais de 500 mil contas, serão obrigadas a aderir Pix, como foi batizado.

De acordo com o Banco Central a nova plataforma poderá ser usada para realizar depósitos e transferências e pagamentos de contas e permitirá transações imediatas entre contas correntes com uso de QR Code.

João Manoel Pinho de Mello, diretor do BCB, disse não está estipulado quem pagará o custo da transação, que poderá recair sobre o comprador, ou sobre o vendedor, seguindo uma lógica de mercado.

Atualmente, o Pix está em fase de testes. A ferramenta será usada tanto por bancos tradicionais, como por novos tipos de instituições financeiras, como fintechs, que trabalham com contas e com carteiras digitais, o Nubank, por exemplo.

Com a novidade, o Banco Central pretende substituir as transações feitas com dinheiro em espécie ou por meio de transferências bancárias, como TED – Transferência Eletrônica Disponível – e DOC – Documento de Ordem de Crédito.

Sair da versão mobile