Do caos à serenidade em um segundo

De repente, tudo ficou incerto. Nossas rotinas conquistadas com tanto suor foram arrancadas à fórceps. Nossa liberdade tomada, nossos planos impedidos, nossa vida roubada.

É como se tivéssemos caído de paraquedas em um filme de ficção-científica. Um clima de medo e ansiedade assume o comando. Nos sentimos pequenos, vulneráveis, indefesos.

E como vivemos com isso? Sobreviveremos? Teremos emprego? O que será de nós?

Está muito próximo da meia noite. Meu estado de alerta acionado pelo contexto maluco não me deixa dormir.

Me aconchego no sofá em uma tentativa de me distrair. Dois músicos em um programa de televisão tocam juntos uma canção linda que diz “Buenas Brasil em Mexicano..”
Que voz leve e suave.. que sorriso.. e que incrível essa sincronia. Fico viajando nessa linda vibração até que juntos, cantando, eles se emocionam. Um clima de serenidade invade o espaço. Não demora muito, lágrimas mornas e soltas derramam por aqui também. Um sentimento de contentamento e conforto me invade. Uma janela de luz se abre.

Em uma fração de segundos, toda a negatividade que eu estava sentindo vai embora e da espaço para a fé.

Passa um filme em minha mente, lembro da maestria que é o ser humano. Lembro das artes, da ciência, da nossa capacidade criativa, da nossa resiliência e fico apegada a esse sentimento bom.

Desligo a TV, com essa esperança no peito. Lembro do que podemos e do que já alcançamos. Resgato a crença no nosso potencial para enfrentar o que for preciso.

Lembro que temos forças. Que temos capacidade de nos unir. Que conseguimos com a nossa criatividade e sensibilidade alcançar níveis que transcendem a racionalidade. Acredito na nossa capacidade de crescer na adversidade.

E assim, com esse conforto no coração e com uma paz no peito intuo que passaremos por tudo isso. Que voltaremos a bailar por aí livremente. Com toda a nossa gente. E que nos reergueremos, por que somos grandes. Gigantes ao defender nossa vida. E por isso seguiremos em frente. Vamos Brasil!