Felicidade Autêntica

São cinco e trinta da madrugada que antecede o período de férias mais esperado dos últimos tempos. Acordo assustada, o travesseiro está úmido e o coração acelerado. 

Olho para o lado, meu filho querido dorme um sono angelical e o sol já bate quente na janela. Fico com aquela vontade de ficar ali mais um pouco e pegar novamente no sono, em uma tentativa meio frustrada. Começo a observar meus pensamentos e de repente percebo que, sem muito controle, estou fazendo um balanço daqueles que fazemos quando chegamos perto da contagem regressiva e do estouro dos fogos. 

Meus olhos já estão bem abertos e noto uma sensação de vazio no estômago. Será fome? Percebo que não. Será que falta algo? De repente um lapso de memória denuncia que assisti FRIENDS na noite anterior e isso já me dá uma pista do que ou de quem estou sentindo falta. Continuo me observando.

Obviamente me recrimino por desperdiçar o tempo com conteúdo de baixa intelectualidade e logo começo a rir de mim mesma, notando meu diálogo interno orgulhoso. Arrumo um auto perdão, afinal, os dias tem sido cansativos para terminar tudo no prazo idealizado e parto para entender o soco, ops, o vazio no estômago. 

Onde estão minhas amigas, o que estão fazendo, quais são minhas amigas de verdade, quando foi a última vez que marquei um café com elas? 

Emoticon do macaquinho tampando os olhos, três vezes.

Respiro fundo, em ritmo de autocontrole e volto para a mente racional. Analiso tudo, me entendo e reflito sobre como é comum nessa época ficarmos pensativos sobre a vida. 

Imagens compactadas passam como um filme ligeiro em nossa cabeça. Penso positivamente, usando uma técnica que treinei muito nos últimos tempos para melhorar o humor, depois de uma maternidade agitada, e vejo como é bom exercitarmos isso. É hora de pensar entre tantas coisas que fazemos, se estamos felizes. E se estamos cuidando de quem e do que nos traz felicidade.

Mas será que é possível ser feliz o tempo todo? Talvez Pollyanna moça, personagem otimista de um livro infanto-juvenil que fez muito sucesso, escrito por Eleanor H. Porter, que aliás me remete à minha best friend. 

Pollyanna contente, como era chamada, estava sempre alegre, um verdadeiro terror para os pessimistas, ou melhor, realistas, em minha defesa.

Sendo assim, indo de realidade, posso dizer que realmente, ninguém é feliz sempre, embora as redes sociais nos façam acreditar que todos são. Também posso dizer que buscar um estado de felicidade que nos acalente a maior parte do tempo é um ato possível e que é uma evolução pessoal que todos deveriam buscar.

Sendo bom ou ruim o balanço do ano, sendo Pollyanna ou realista é preciso compreender melhor esse conceito de felicidade, pois sem um entendimento fica bastante vago. 

Começamos por desmistificar que feliz é aquela pessoa que ri o tempo todo. Ledo engano. Nem todo mundo que parece feliz, de fato está. Acho que só cada pessoa para medir de fato como está a felicidade em seu coração. Então senta, que lá vem uma breve explicação.

Martin Seligman, psicólogo estadunidense, professor da Universidade da Pensilvânia, explica que existe um conjunto de fatores que devemos nos ater para ter um sentimento contínuo de Felicidade. A chamada Felicidade Autêntica. Esse estado de felicidade considera que nosso humor varia mas que é possível manter um estado geral de bem estar na maior parte do tempo.

Para atingir esse estado de felicidade precisamos investir no PERMA (acrônimo em inglês) que denota o conjunto de características que, quando presentes em sua maioria, nos traz esse estado maior de felicidade. 

Seguindo a sequência de letras, o P representa emoções positivas (positive emotions), ou seja, indica que é importante que tenhamos dedicação a situações que nos tragam paz, gratidão, satisfação, prazer, inspiração, esperança, curiosidade ou amor. Somos responsáveis por gerar essas emoções, por incrível que pareça. 

E significa Engajamento, e apela para o nobre “faça o que você ama” ou orienta que quando isso não é possível “coloque amor no que você faz” e sugere que o ideal é que possamos nos dedicar ao máximo às atividades que nos colocam no estado de FLOW, ou seja, a sensação de estarmos imersos a alguma atividade tão estimulante para nós que perdemos a noção do tempo. 

Relacionamentos Positivos. Essa é a resposta para o meu vazio. Cultive suas amizades. Invista nos relacionamentos, dedique tempo para as pessoas queridas. Prepare momentos de felicidade com quem te faz feliz. 

M de significado (Meaning) tem relação com o que mais amo falar: ter um propósito claro. É entender o impacto maior que você deixa no mundo. Saber de fato a importância do que você faz. Deixar o seu legado.

O A é de Realização (Accomplishment). Sabe quando atingimos nossas metas e objetivos e fazemos o típico “Yes”?! isso então significa ter com certa frequência essa sensação de conquista de algo que tem importância para você. 

Pronto. Agora você já tem condições de fazer a sua auto avaliação. Checou como anda seu nível no PERMA? Se a análise não está muito boa saiba que, como tudo na vida, o que traz resultado é a prática. Algumas pessoas tem mais facilidade para alguns aspectos e menos para outros. Mas para mudar basta ter consciência e começar a fazer diferente. 

Logo que acordei chamei as meninas no grupo! Oi como estão vocês? Quando vamos nos encontrar? Dedico esse meu primeiro artigo para elas, que me entendem e sabem que vivem em meu coração, mesmo ele sendo assim, acelerado. E você, precisa investir no que para ser mais feliz?