Nova fase do projeto de desassoreamento
Na reunião, que contou com a participação de lideranças políticas e gestores, incluindo o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Ramon de Faveri, foi anunciado que a expectativa é de que o contrato com a UFSC seja assinado até julho.
- Participação de lideranças políticas e gestores
- Reunião realizada em Florianópolis
- Contrato com a UFSC previsto para assinatura até julho
Importância da atualização do projeto
Elaborado em 2013, o projeto de desassoreamento precisa de atualização para que a obra possa ser executada. A batimetria de 2012, por exemplo, não é mais adequada devido ao contínuo processo de assoreamento do rio.
O secretário Ramon de Faveri destacou a importância da intervenção: “A intervenção de uma redragagem no Rio Tubarão se tornou uma ação fundamental e ficamos otimistas de saber que essa atualização será uma prioridade para o Estado”.
Detalhes técnicos e custo da obra
A redragagem está projetada para um trecho de 27 quilômetros, desde a ponta dos Molhes de Laguna até a ponte férrea em Capivari de Baixo. O custo estimado da obra é de aproximadamente R$ 586 milhões, e cerca de 35% da calha do rio está comprometida.
- Trecho de 27 quilômetros
- Custo estimado em R$ 586 milhões
- 35% da calha do rio comprometida