Associação de catadores e selecionadores é criada

O diretor-presidente da Funat, Guilherme Bressan, conduziu a reunião que fundou a associação  -  Foto:Priscila Ladislau/Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul
O diretor-presidente da Funat, Guilherme Bressan, conduziu a reunião que fundou a associação - Foto:Priscila Ladislau/Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

Tubarão

As famílias de Tubarão que sobrevivem da coleta de materiais recicláveis já podem contar com a Associação de Catadores e Selecionadores de Resíduos Sólidos. A entidade foi criada no sábado, após reunião com representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), Cáritas, Unisul e Instituto Federal de Santa Catarina. 

O diretor-presidente da Funat, Guilherme Bressan, afirma que a ata de fundação foi elaborada e eleita a comissão diretiva. A intenção agora é realizar um convênio para a locação do imóvel e, consequentemente, ampliar a coleta seletiva. “Além do aumento significativa da coleta, poderemos buscar recursos junto ao governo federal e auxiliar ainda mais os selecionadores e catadores para incrementar a geração de renda”, explica Guilherme. 

No encontro, ainda ficou decidido que a Unisul e o Instituto Federal de Santa Catarina proporcionarão cursos de capacitação aos participantes. “Dessa forma, contribuímos para um aproveitamento maior dos materiais e, assim, atendemos a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Tubarão Lixo Zero”, destaca o diretor-presidente da Funat. 

Em até 15 dias, serão finalizados os processos legais para a efetivação da associação e iniciados os trabalhos. Os catadores e selecionadores interessados devem entrar contato com a Funat por meio do número de telefone (48) 3632-6725.