Araranguá realiza Campanha Julho Amarelo com testagens gratuitas

Foto: GOV.BR - Divulgação: Notisul Digital

Ações de prevenção e conscientização sobre hepatites virais são promovidas

Durante o mês de julho, a Secretaria de Saúde de Araranguá promove a Campanha Julho Amarelo, dedicada à conscientização e prevenção das hepatites virais. A iniciativa visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento das hepatites A, B e C, que podem causar complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.

Testagens gratuitas no SAE e Dia D

Para facilitar o acesso aos testes, a Secretaria de Saúde oferece testagens gratuitas todas as quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h30, no SAE (Serviço de Assistência Especializada), localizado na Av. Sete de Setembro, n° 2790, bairro Vila São José. Além disso, no sábado, dia 27, haverá um Dia D de testagens na UPA 24h, das 8h às 12h, e, no período da tarde, das 13h às 17h, os testes serão destinados aos funcionários da saúde no Hospital Regional de Araranguá.

  • Testagens gratuitas no SAE: quartas e quintas-feiras, 8h às 11h30
  • Dia D de testagens na UPA 24h: sábado, dia 27, 8h às 12h
  • Testagens para funcionários da saúde: sábado, dia 27, 13h às 17h no Hospital Regional de Araranguá

A importância da Campanha Julho Amarelo

Instituída pela Lei nº 13.802/2019, a Campanha Julho Amarelo tem como objetivo reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Essas doenças representam um grave problema de saúde pública, afetando o fígado e podendo causar desde alterações leves até complicações graves.

Sintomas e importância do diagnóstico precoce

As hepatites virais são, muitas vezes, silenciosas e não apresentam sintomas iniciais. Quando presentes, os sintomas podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, os tipos mais comuns de hepatites virais são causados pelos vírus A, B e C. A recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos façam o teste para detecção precoce.